Vereadores de Porto Alegre dão nome de Paulo Sant’Ana à rótula próxima da Arena – Porto Alegre 24 Horas
Connect with us

Esportes

Vereadores de Porto Alegre dão nome de Paulo Sant’Ana à rótula próxima da Arena

Projeto de lei foi proposto pelo vereador Moisés Barboza

Publicado há

em

Foto: Memorial | CMPA

Por unanimidade, os vereadores aprovaram na tarde segunda-feira (05/08), na Câmara Municipal de Porto Alegre, o projeto de lei do vereador Moisés Barboza (PSDB) que denomina Rótula Jornalista Paulo Sant’Ana o logradouro público conhecido como Rótula 2.133, localizada na confluência das avenidas A. J. Renner, Padre Leopoldo Brentano e rua José Pedro Boéssio, Bairro Humaitá, próximo da Arena do Grêmio.

As placas denominativas deverão conter, abaixo do nome do logradouro, os seguintes dizeres: Jornalista e colunista gaúcho.

Francisco Paulo Sant’Ana nasceu em 15 de junho de 1939, e faleceu em 19 de julho de 2017, aos 78 anos de idade. Formado em direito, foi inspetor e delegado da Polícia Civil, entre 1973 e 1988. Torcedor gremista, ganhou fama como personagem da torcida presente no Estádio Olímpico. Assim nasceu a sua primeira atividade como comunicador desportivo, no programa Conversa de Arquibancada, da TV Piratini.

A seguir, entrou no programa Sala de Redação, da Rádio Gaúcha, no começo da década de 1970. Em 1971, começou a escrever uma coluna esportiva no jornal Zero Hora e, em 1972, integrou a Rádio Gaúcha e o Jornal do Almoço da RBSTV. Nos anos de 1990, passou a escrever crônicas, assumindo coluna da penúltima página de Zero Hora.
[in_article]
Sant’Ana também foi vereador do município de Porto Alegre por três legislaturas: as duas primeiras (1973/1977 e 1978/1983) pela Arena, e a última (1984/1988) pelo PMDB. Em 2002, recebeu o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre, proposto pelo seu ex-colega de partido, João Antônio Dib.

Sant’Ana foi homenageado pela escola de samba Acadêmicos da Orgia, em 1993, com o enredo: O Menestrel da Cultura Popular, Francisco Paulo Sant’Ana. (CMPA)

Patrocínio

Desenvolvido por: