Um manifesto em apoio a Lula já conta com mais de 200 mil assinaturas na internet
Connect with us

Política

Um manifesto em apoio a Lula já conta com mais de 200 mil assinaturas na internet

Publicado há

em





Um abaixo-assinado aberto na internet em defesa da participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições presidenciais deste ano ultrapassou nessa terça-feira a meta de 200 mil assinaturas, estabelecida pelos idealizadores da iniciativa. O manifesto, intitulado “Eleição sem Lula é fraude”, foi disponibilizado no site Change.org, em português e outros nove idiomas.

O argumento dos apoiadores é de que o processo contra o líder petista que governou o País por duas gestões consecutivas (2003 a 2010) tem por objetivo impedi-lo de participar do pleito e chegar a um terceiro mandado. “O Brasil vive um momento de encruzilhada: ou restauramos os direitos sociais e o Estado Democrático de Direito ou seremos derrotados e assistiremos a definitiva implantação de uma sociedade de capitalismo sem regulações, baseada na superexploração dos trabalhadores”, afirma o documento.




No manifesto, são apontadas as supostas razões pelas quais o julgamento seria enviesado politicamente. “O golpe do impeachment de Dilma Rousseff [em 2016, quando ela estava no segundo mandato] não gerou um regime político de estabilidade conservadora por longos anos. A reforma trabalhista e o teto de gastos não atraíram os investimentos externos prometidos, que em 2018 poderiam sustentar a campanha eleitoral de um governo alinhado ao neoliberalismo”, prossegue o texto. “Diante dessa impopularidade, tais setores não conseguiram construir, até o momento, uma candidatura viável à Presidência da República.”

Notícia Relacionada:
Tribunal Regional Federal em Porto Alegre diminuiu em 51 dias o tempo de pena do ex-ministro José Dirceu

Adesões ilustres

Notáveis em diversos setores estão entre os signatários do manifesto. Dentre eles estão o ganhador do prêmio Nobel da Paz, Adolfo Peres Esquivel, o linguista e filósofo Noam Chomsky, os cineastas Costa-Gavras e Oliver Stone, os ex-presidentes Rafael Correa (Equador), Pepe Mujica (Uruguai), Ernesto Samper (Colômbia) e Cristina Kirchner (Argentina) e aliados de longa data, como o cantor e compositor Chico Buarque.

Em sua página oficial no Twitter, o ex-presidente Lula também compartilhou o link para o abaixo-assinado, que até a meia-noite dessa segunda-feira registrava quase 204 mil assinaturas.



Contra Lula

No mesmo site, um outro manifesto já angariou 52 mil das 75 mil assinaturas almejadas, mas nesse caso o mote não é a defesa de Lula e sim a sua condenação. Intitulado “Prisão de Lula no dia 24 de Janeiro”, a página argumenta que há provas suficientes para que o petista seja preso.

Notícia Relacionada:
Adolescente é encontrada morta após sair para fazer unhas

“Nós, cidadãos brasileiros, em virtude de todas as provas colhidas até agora, dos gigantescos escândalos do Mensalão e do Petrolão, pedimos aos senhores a prisão imediata de Luís Inácio Lula da Silva, ex-presidente da República e fundador de um partido criminoso associado ao Foro de São Paulo”, inicia o texto, assinado por “Dr. Milton Pires & Cidadãos Brasileiros”.




“A sua prisão é importante para que o mesmo não interfira nas investigações em andamento e para que fique clara, de uma vez por todas, qual foi exatamente a sua participação nos esquemas de desvio e lavagem de dinheiro que lesaram em bilhões os cofres públicos. Não há um só integrante já preso nessas investigações que não deixe, de forma clara ou insinuada, a ciência total e participação de Lula em todos esses eventos”, prossegue o manifesto.

Notícia Relacionada:
Manuela diz à Polícia Federal que parte da troca de mensagens com hacker sumiu

“Dia 24 de janeiro, de 2018, o TRF-4, em Porto Alegre, deve confirmar ou reformar a sentença do Dr. Sérgio Moro, que condenou este vagabundo chamado Lula a nove anos e meio de cadeia. É nossa obrigação defender Porto Alegre da ameaça de caos feita pelo PT e termos, até lá, uma petição com milhões de assinaturas!”, finaliza o libelo acusatório. (O Sul)



loading...
Patrocínio