Trump quer abolir direito à cidadania de filhos de imigrantes nascidos nos EUA – Porto Alegre 24 Horas
Connect with us

Mundo

Trump quer abolir direito à cidadania de filhos de imigrantes nascidos nos EUA

Publicado a

em

O presidente Donald Trump quer abolir por decreto o direito à cidadania concedido a todos os que nascem no território dos Estados Unidos, de acordo com uma entrevista divulgada nesta terça-feira.

“Somos o único país do mundo onde uma pessoa entra, tem um bebê e a pessoa é essencialmente um cidadão dos Estados Unidos por 85 anos, com todos os benefícios. Isto é ridículo e tem que acabar”, afirmou.

A proposta foi anunciada a uma semana das eleições legislativas de meio de mandato. Na campanha para a votação de 6 de novembro, o presidente americano tenta colocar a migração no centro do debate.




Mas a ideia está longe de virar realidade, pois uma mudança na Constituição implica procedimentos que não incluem o decreto presidencial.

Na entrevista para a Axios, o presidente afirmou que pretende assinar um decreto para que as crianças nascidas em território americano e filhas de imigrantes, em situação irregular ou não, não se beneficiem mais deste direito.

Além da resistência que a proposta pode gerar, os juristas questionam o desejo do presidente de acabar com um decreto com um direito garantido pela 14ª Emenda da Constituição.

“Sempre me disseram que você precisava de uma emenda constitucional. Adivinha? Você não precisa”, disse Trump.

“Agora eles estão dizendo que eu posso fazer isso apenas com uma ordem executiva”, afirmou.

Fonte: JB

Patrocínio

Publicidade

Patrocínio
Patrocínio