Serviço que bloqueia ligações de operadoras de telecomunicações é aderido por quase 100 mil gaúchos – Porto Alegre 24 Horas
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Serviço que bloqueia ligações de operadoras de telecomunicações é aderido por quase 100 mil gaúchos

Estado está em quarto lugar no ranking no país

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Foto: Michael Melo

O serviço Não Me Perturbe, que bloqueia de forma gratuita ligações de operadoras de telecomunicações, já registrou quase R$ 2 milhões de pedidos em menos de um mês em todo o Brasil. O Rio Grande no Sul aparece em quarto lugar entre os Estado que mais solicitaram o serviço, com quase cem mil bloqueios, de acordo com dados na Anatel.

O cadastro na plataforma é feito através do site e é necessário fornecer nome, CPF, e-mail e telefone. O gerente de Interações Institucionais, Satisfação e Educação para o Consumo da Anatel, Fábio Koleski é salienta que esse serviço vale apenas de empresas que participam do programa.

“O registro vale apenas para empresas de telecomunicações, são elas que fazem parte da iniciativa e se comprometeram a não ligar mais para o consumidor. Então quando o consumidor coloca ali, ele vai parar de receber as ofertas de assinatura, banda larga, telefonia móvel, etc. Mas ofertas de outros setores, como de serviços bancários, por exemplo, não entram nesta iniciativa”.

Em Porto Alegre, a diretora executiva do Procon municipal, Fernanda Borges, afirma que a plataforma alavancou o interesse pelo serviço. Ele já está previsto na legislação estadual desde 2009, mas que não era conhecido pela população.

“Temos visto um maior interesse das pessoas em procurar este serviço de bloqueio de telemarketing. O Procon estadual tem este serviço de fazer o bloqueio não só das operadoras, mas de qualquer tipo de telemarketing. Com a entrada em vigor do site Não Me Perturbe, realmente aumentou bastante o número de pessoas procurando este tipo de serviço”.

Depois de feito o cadastro, as companhias têm até trinta dias para que seja feito o bloqueio de ligações. Fábio Koleski destaca que caso as ligações persistam mesmo depois desse período, é importante fazer o registro nas plataformas oficiais.

“Se a pessoa já estiver se inscrito no Não Me Perturbe e continuar recebendo as ligações depois de 30 dias, ela registra uma reclamação no próprio site. É muito importante que o registro seja feito incialmente, até para ter um controle maior. Se o problema persistir aí sim a pessoa pode entrar em contato com a Anatel”.

Mas atenção para não cair em uma fraude. O Não Me Perturbe não está disponível através de aplicativo, não envia e-mails ou solicita dados pessoais ou bancários para o cadastro. Acesse clicando aqui. (Eduarda Oliveira | Band)

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