Sartori se afasta do governo para cuidar do estresse – Porto Alegre 24 Horas
Connect with us

Política

Sartori se afasta do governo para cuidar do estresse

Publicado há

em




Em dias marcados por inúmeras adversidades, nem mesmo o governador gaúcho escapou de um atestado médico devido a estresse. José Ivo Sartori teve que se licenciar na última sexta e permanecerá em repouso até domingo. O vice, José Paulo Cairoli, ocupa o cargo interinamente.

O psiquiatra Ricardo Nogueira, do Hospital Mãe de Deus, explica que nenhum organismo suporta uma sobrecarga do sistema nervoso por muito tempo. Muita gente pode até afirmar que “não tem espaço na agenda” para descanso. No entanto, o médico faz uma análise desse tipo de comentário usando como exemplo o caso do governador. “Primeiramente, nós temos que colocar na cabeça que não somos insubstituíveis. Graças a Deus, o Rio Grande do Sul tem um vice-governador. É preciso ter humildade para saber parar”, destaca. “Temos que tentar tirar ‘férias’ todos os dias considerando os ‘três oitos’: oito horas para trabalho, oito para dormir e oito para lazer”.


Ele observa que “desopilar” é a melhor coisa a fazer para que o organismo não entre em “colapso”, já que o estresse pode resultar em infarto e acidente vascular cerebral. Além disso, costuma estar relacionado com uma maior fraqueza do sistema imunológico, tornando o corpo mais sensível a doenças provocadas por vírus ou bactérias.

Leia:
Governador destaca impacto econômico de implantação de free shops no Rio Grande do Sul

Nogueira admite que não é fácil alcançar uma rotina tão regrada com tantas horas de descanso e lazer, mas reforça que o importante é não se sobrecarregar. (Band RS)


loading...
Patrocínio