Salgado Filho ampliado se prepara para maior fluxo de passageiros – Porto Alegre 24 Horas
Connect with us

Notícias

Salgado Filho ampliado se prepara para maior fluxo de passageiros

Meta são 11,2 milhões de passageiros em 2023, 3 milhões a mais que em 2018

Publicado há

em

Foto: Joel Vargas/PMPA

A primeira etapa das obras que transformaram a infraestrutura do Aeroporto Internacional Salgado Filho foi oficialmente entregue à cidade na manhã desta terça-feira, 19. O prefeito Nelson Marchezan Júnior participou da solenidade, juntamente com o ministro de Estado de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas; o CEO da Fraport Alemanha, Stefan Schulte; e o governador Eduardo Leite.

A expansão do terminal cria condições para o alcance da meta de 11,2 milhões de passageiros em 2023 – 3 milhões a mais que o fluxo registrado em 2018. Em menos de 12 meses de obras, a concessionária alemã Fraport já entregou novas áreas de controle de acesso e de check-in, salas de embarque e desembarque doméstico, área de check-in e sala de embarque internacional e o novo edifício-garagem, entre outras intervenções. A próxima etapa é a conclusão da expansão da pista, prevista para 2021. O investimento total chega a R$ 1,8 bilhão.

Para o prefeito Nelson Marchezan Júnior, a modernização de um aeroporto é capaz de revitalizar toda uma cidade. “Em uma visita à Europa, vi o que faz um aeroporto no desenvolvimento de uma cidade. São empregos gerados, investimentos alocados, a oportunidade de captar turistas e viajantes, a tecnologia trazida, o know how e o conceito de gestão em grandes obras”, afirma.

Marchezan diz que os esforços pela obra vão além da infraestrutura para o modal aéreo e ressalta o reassentamento das famílias da Vila Nazaré, que viviam na área onde será ampliada a pista de pousos e decolagens. “Aqui, o projeto de futuro da Fraport envolve 1.300 famílias. Famílias que estão indo para um lugar novo, com saneamento, saúde, endereço e dignidade. Vencemos estruturas alheias ao processo para garantir moradia com cidadania. Então, a vitória desse aeroporto é também a vitória dessas famílias (reassentadas). Se a área privada fica feliz com entregas, imaginem nós, da área publica”, celebra.

Desenvolvimento econômico – De acordo com o CEO da Fraport Alemanha, Stefan Schulte, o novo aeroporto é um excelente exemplo do que pode ser alcançado quando “vontade política, regulamentação, um operador e um investidor experientes se encontram”. Schulte afirma que um aeroporto moderno e eficiente é requisito essencial para o desenvolvimento econômico de uma região. “Com a ajuda dos governos locais e federal, estamos comprometidos com a ampliação obrigatória e há tanto tempo planejada da pista de pouso e decolagem, que, após concluída, terá 3.200 metros. Isso abrirá a economia do Rio Grande do Sul, e Porto Alegre oferecerá acesso direto a importantes mercados da América do Norte e Europa.”

Segundo o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, a obra representa um novo contexto macroeconômico no Brasil. “A gente tem levado à frente reformas estruturais, restabelecendo a credibilidade do país. Os riscos percebidos pelos investidores caiu, e nossos projetos entraram na mira dos estrangeiros. Esse aeroporto é um exemplo. Estamos extremamente felizes com esse equipamento, que vai representar, sobretudo, melhoria no atendimento ao cidadão. É mais conectividade com o resto do Brasil e do mundo”, defende.

O governador Eduardo Leite frisa a importância das parcerias público-privadas para a entrega de qualidade de vida aos gaúchos. “As pessoas que entram nesse aeroporto não sabem que não apenas a vida delas melhorou, mas o quanto a vida das pessoas que moram na Vila Nazaré vai melhorar. Quantas pessoas conseguirão ou melhorarão de emprego, porque a atividade econômica é impactada pela atividade aeroportuária O governo do Estado olha com muita atenção para que a produção da iniciativa privada traga resultados para a população, ampliando a conquista de mercados, trazendo maiores vendas, novos empregos e investimentos para o estado.”

Sobre o terminal – O aeroporto Salgado Filho é o maior e mais movimentado do Rio Grande do Sul e o oitavo em fluxo de passageiros do Brasil. Foi concedido à iniciativa privada em 16 de março de 2017 e passou a ser administrado pela alemã Fraport AG Frankfurt Airport Services Worldwide, uma das empresas líderes no mercado global de aeroportos e signatária do contrato de 25 anos para ampliação, manutenção e exploração do terminal da capital gaúcha. Além de Porto Alegre, a Fraport detém a concessão do aeroporto de Fortaleza. (PMPA)

Patrocínio

Desenvolvido por: