Saiba como a prática da atividade física combate o estresse diário – Porto Alegre 24 Horas
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Saiba como a prática da atividade física combate o estresse diário

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Créditos da foto da notícia: Foto: Reprodução.

Todos sabem que o estresse excessivo prejudica a saúde. Caso seja vivenciado diariamente, o estresse pode debilitar, e muito, a nossa qualidade de vida e bem-estar. No entanto, é bom lembrar que atividade física e estresse têm uma relação inversamente proporcional. Ou seja, o exercício físico regular é uma prática comprovadamente eficaz e saudável para combatermos o estresse.

Segundo o consultor técnico do Programa Academia da Saúde do Ministério da Saúde, Fábio Carvalho, os benefícios que podemos colher como resultado da prática de atividades físicas são muitos, desde a melhoria do sono, menor risco de ataques cardíacos, maior capacidade de enfrentar os geradores do estresse, redução dos níveis de ansiedade e depressão, melhora do humor, até o aumento da sensação de bem-estar e da autoestima. A prática também contribui para a redução da pressão arterial e do colesterol, controle da diabetes, e melhoria da capacidade pulmonar e da flexibilidade das articulações, além do fortalecimento dos sistemas muscular e ósseo.




Infelizmente, apenas 3 em cada 10 brasileiros na idade adulta praticam atividades físicas e esportivas regularmente, segundo levantamento inédito realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), divulgado em setembro do ano passado. De acordo com o estudo, a situação socioeconômica regula a prática de exercícios físicos: pessoas com renda mensal per capita de 5 salários mínimos ou mais praticam atividades físicas até 71% a mais do que a média das pessoas adultas no país. Em contrapartida, o grupo de pessoas sem nenhum nível de instrução pratica até 54% a menos que a média das pessoas adultas. Além desse grupo, mulheres de baixo nível socioeconômico e educativo, pessoas idosas, pessoas negras e pessoas com deficiência formam a maioria entre os não praticantes.

Dentro desse contexto, as pessoas que não se exercitam regularmente tendem a dar pouca importância aos benefícios da atividade física e tornam-se mais vulneráveis ao estresse que, quando excessivo, pode resultar em cansaço mental e físico, dificuldade de concentração, incapacidade de relaxar, indiferença emocional, agressividade, perda de memória imediata, apatia, diminuição de libido, humor deprimido, e crises de ansiedade, afetando diretamente o sistema imunológico e o bom funcionamento das defesas do corpo.

Pensando nisso, é recomendável a prática de atividades físicas de 3 a 4 vezes por semana. E a procura pela orientação de bons profissionais na área pode ser feita por meio da internet, em plataformas abrangentes. (O Sul)

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