Risco de chuva forte e de ventania na Região Sul – Porto Alegre 24 Horas
Connect with us

Tempo

Risco de chuva forte e de ventania na Região Sul

Frente fria se organiza sobre o Sul do BR. Ciclone extratropical se forma entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai.

Publicado há

em

Foto: Brayan Martins / PMPA

Áreas de instabilidade se intensificam sobre o Sul do Brasil e durante esta sexta-feira, 18 de outubro, vão dar origem a uma frente fria associada a um ciclone extratropical. O ciclone se organiza no mar, entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai.

Grandes volumes de chuva foram acumulados sobre o Rio Grande do Sul durante a quinta-feira, 17. Durante a noite, a chuva começou a cair moderada a forte em áreas de Santa Catarina.

previsão é de que chova forte também sobre Santa Catarina e Paraná durante esta sexta-feira, 18, e ainda tem previsão de chuva a maioria das regiões do Rio Grande do Sul. Não deve chover no sul do estado, onde já choveu forte nesta quinta-feira.

Leia:
Terça-feira será marcada pela instabilidade

Atenção para ventania

Há risco de ventania nos três estados da Região Sul nesta sexta-feira por causa das nuvens carregadas que crescem sobre Região e também da formação do ciclone extratropical.

De forma geral, rajadas de vento nesta sexta-feira, 18, variam de 60 km/h a 80 km/h. Porém, por causa do ciclone extratropical, as rajadas no sul gaúcho podem chegar aos 90 km/h. As áreas mais elevadas da serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina também podem ter rajadas de até 90 km/h.

Confira alguns volumes de chuva elevados registrados sobre o Rio Grande do Sul entre 18 horas do dia 16 e 18 horas de 17 de outubro de 2019, pela medição do INMET- Instituto Nacional de Meteorologia

Leia:
Defesa Civil emite alerta para risco de tempestade em Porto Alegre e região

Bagé: 88,8 mm

Encruzilhada do Sul: 81,2 mm

Dom Pedrito: 62,2 mm

Uruguaiana: 53,8 mm

O CEMADEN registrou mais de 60 mm em 24h em várias cidades gaúchas entre 20 horas do dia 16 e 20 horas do dia 17

Viamão/Sítio São José: 80,4 mm

Rosário do Sul/Serra do Caverá: 65,8 mm

Porto Alegre/Cristal: 65,4 mm

Dom Pedrito

Fonte: Terra

loading...
Patrocínio