Relatório de Gestão mostra avanço da Carris do déficit ao lucro
Connect with us

Notícias

Relatório de Gestão mostra avanço da Carris do déficit ao lucro

Compra de mais 87 ônibus vai melhorar o serviço a mais de 40 mil pessoas por dia

Publicado há

em

Foto: Cristine Rochol/PMPA

A Companhia Carris Porto-Alegrense apresenta à população o Relatório de Gestão referente aos exercícios de 2017 e 2018. A publicação ocorre após a entrega, em primeira mão, de uma edição impressa ao prefeito Nelson Marchezan Júnior, pela diretora-presidente da empresa, Helen Machado, no último dia 2. O documento, na íntegra, pode ser acessado aqui. Estão documentadas as ações que levaram aos resultados obtidos nos dois primeiros anos da atual gestão à frente da Companhia, como o combate à corrupção e a mudança de cultura dos colaboradores, com estímulo à administração colaborativa e foco na redução de custos, Iniciativas como estas culminaram na redução de mais de 70% do déficit da empresa e na obtenção de lucro em 2019.

“Os avanços após dois anos e meio são fruto do trabalho de gestão para reequilibrar as finanças. Mudamos a realidade e revertemos um cenário em que a Carris pagava para os ônibus circularem. Oferecer segurança e conforto aos usuários do transporte coletivo e retomar a confiabilidade do sistema sempre estiveram entre as nossas prioridades. É fundamental que tenhamos um serviço de ônibus que funcione, que tenha padrões de qualidade, que atenda a todos”, destaca o prefeito Nelson Marchezan Júnior.

Profissionalização – A Companhia Carris Porto Alegrense, fundada em 1872, é uma empresa de economia mista com controle acionário majoritário da prefeitura, que integra o sistema de transporte coletivo de Porto Alegre. Com o propósito de profissionalizar a administração, a atual gestão municipal selecionou, pelo Banco de Talentos, os gestores da empresa, como a diretora-presidente, Helen Machado. O desafio passado foi o reequilíbrio financeiro para vencer o déficit de R$ 74,2 milhões que vinha do exercício de 2016.

Notícia Relacionada:
Concurso de Miss Infantil de Silvio Santos será investigado pelo Ministério Público

A partir da elaboração de um Plano de Gestão sustentado por quatro pilares, focados em pessoal, qualidade, finanças e ação operacional, foi possível reduzir o déficit para R$ 43 milhões já no primeiro ano de implantação. Em 2018, o resultado atingiu R$ 19,2 milhões negativos, uma redução de 74% em relação a 2016, representando a diminuição de R$ 55 milhões no déficit.

“Estou muito satisfeita de ter recebido essa oportunidade. Essas conquistas foram possíveis pelo engajamento dos colaboradores, através da comunicação transparente entre todos. Estimulamos o pertencimento, e cada colaborador da empresa tornou-se protagonista nessa transformação. Esse foi nosso grande diferencial”, afirma a diretora-presidente.

Em relação aos aportes realizados pelo acionista majoritário, houve redução expressiva. Em 2016, a prefeitura repassou para a Carris R$ 55 milhões; em 2017, R$ 48 milhões; e em 2018, R$ 19 milhões. A redução foi de 64% em comparação a 2016.

Notícia Relacionada:
Rua da Alegria promove atividades gratuitas para as crianças no Caixeiros Viajantes

A partir de 2018, a Carris apresentou reversão do lucro bruto, partindo de um prejuízo operacional de R$ 17 milhões para um desempenho positivo de R$ 11 milhões. Em agosto de 2019, obteve o primeiro lucro líquido de R$ 124 mil, o que não ocorria há sete anos.

Com o processo de fiscalização contábil, financeira e orçamentária, a equipe vem garantindo transparência, mantendo a ética e o compromisso com o erário público, e atendendo a todas as diretrizes da Prefeitura de Porto Alegre.

Desafios – No Relatório de Gestão, constam os desafios para os próximos dois anos. Algumas ações já foram implementadas em 2019, como o sistema de GPS instalado em todos os ônibus da companhia. A tecnologia permite que o passageiro localize, por meio de aplicativo no celular, o tempo de chegada do ônibus da linha desejada até a parada onde ele estiver. Essa ferramenta facilita a mobilidade e promove o aumento da satisfação dos usuários do transporte coletivo.

As tecnologias adotadas pela Carris possibilitam também o reconhecimento facial para identificar os usuários do cartão TRI com foto. Isso garante a utilização correta dos benefícios, como isenção ou desconto na passagem.

Outro desafio proposto, já em andamento, é a renovação de 25% da frota. Em setembro, o prefeito Nelson Marchezan Júnior encaminhou à Câmara Municipal o projeto de lei para contratação de financiamento de R$ 40,9 milhões junto à Caixa Econômica Federal, solicitado pela Carris. A prefeitura será garantidora da operação, para a compra de 87 ônibus que vão melhorar a qualidade do serviço a mais de 40 mil pessoas por dia.

Notícia Relacionada:
Você sabe em quais circunstâncias você deve procurar uma UPA? Confira!

A Companhia – Com a missão de oferecer transporte com qualidade e sustentabilidade, a Carris detém 24 linhas distribuídas em 17 linhas transversais, que abrangem a cidade de Norte a Sul e Leste a Oeste, diminuindo à população a necessidade de utilizar mais de um ônibus por trajeto. Também dispõe de quatro linhas circulares, que se concentram no Centro de Porto Alegre, e três linhas universitárias, para atendimento às principais universidades da cidade.

A frota é composta por 347 ônibus, todos monitorados por câmeras, um diferencial que permite maior segurança aos clientes da empresa. Do total de coletivos, 70% têm acessibilidade, 60% são dotados de ar-condicionado e 18% são veículos articulados, para as linhas com maior demanda. A Carris transporta diariamente em torno de 141 mil pessoas, percorrendo um toal de 52 mil quilômetros em 2,7 mil viagens. (PMPA)

Patrocínio