Projeto de lei inclui doce de leite na merenda escolar das escolas gaúchas
Connect with us

Notícias

Projeto de lei inclui doce de leite na merenda escolar das escolas gaúchas

Publicado há

em

Divulgação

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou nesta terça-feira (10), um projeto de lei que inclui o doce de leite na merenda escolar da rede pública estadual. O projeto de lei 385/2006 teve 33 votos a favor e 11 contra, e, agora, segue para sanção do governador. A informação é do Portal G1.

Segundo o autor da proposta, o deputado Edson Brum (MDB), a inclusão do doce de leite na dieta de crianças e adolescentes é importante “não só pelo seu valor nutritivo, como também pelas condições de preço na sua aquisição”, tendo em vista que o estado é um dos principais produtores de laticínios do país.

Contrária a medida, a deputada Sofia Cavedon (PT), apresentou um aviso sobre a regulação da alimentação das crianças no âmbito escolar e fez um alerta: “Há pesquisas nacionais e em Porto Alegre que dizem que as crianças estão obesas desde a educação infantil. Há uma obesidade por excesso de açúcar e falta de alimentos balanceados”.

Notícia Relacionada:
10 palavras ou expressões racistas que você ainda usa e não sabia

O projeto tramitava na assembleia em 2007, quando o então deputado, e atual prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior (PSDB), apresentou um parecer contrário à medida. Ela permaneceu arquivada na Comissão de Constituição e Justiça por mais de uma década, até que, em março deste ano, o deputado Elton Weber (PSB) emitiu parecer favorável, aprovado pela CCJ.

Nutricionistas alertam para o excesso de açúcar contidos no doce e para a necessidade de acompanhamento das escolas para o consumo em excesso. De acordo com a legislação, caberá às secretarias da Saúde e da Educação orientar sobre a inclusão do alimento na dieta das crianças. A compra do doce de leite deve ocorrer por meio de licitação pública da mesma maneira que os demais alimentos.

Notícia Relacionada:
Sofre de dor de cabeça ou enxaqueca? Confira essas dicas simples e preciosas para te aliviar!

Fonte: G1 RS

Patrocínio