Programação dos 247 anos de Porto Alegre começa nesta quinta – Porto Alegre 24 Horas
Connect with us

Notícias

Programação dos 247 anos de Porto Alegre começa nesta quinta

As comemorações contam com mais de 30 parceiros integrados e vão se espalhar por 38 bairros.

Publicado há

em

Compartilhe 📣
  • 160
    Shares

Porto Alegre vai comemorar os 247 anos com uma programação de 120 atividades, que começa nesta quinta-feira, 21, e se encerra no dia 31 de março. As comemorações contam com mais de 30 parceiros integrados e vão se espalhar por 38 bairros. Serão feitas quatro entregas, 81 ações de serviços e realizados 35 eventos. Este compromisso está estampado no lema da Semana de Porto Alegre: “Fazendo juntos uma cidade melhor”. Veja aqui a programação completa.

O prefeito Nelson Marchezan Júnior destaca que a Semana não será somente de festa, mas também de entregas. “Nossa meta este ano foi descentralizar os eventos e atingir todos os públicos e secretarias. Será uma semana de homenagem a todos os porto-alegrenses”, disse.

O secretário de Cultura, Luciano Alabarse, resumiu assim a ideia da agenda programada para toda a cidade: “Sou de Porto Alegre e amo esta cidade. Queremos com este evento reunir as pessoas para celebrarem a data”.

Entregas – A primeira entrega ocorrerá no dia da abertura da programação, nesta quinta-feira, 21, às 17h, com o início das atividades da Unidade de Saúde Ramos. Localizada no bairro Rubem Berta, na zona Norte de Porto Alegre, esta será a quarta unidade com atendimento até as 22h.

Na mesma data, haverá o lançamento da 3ª edição do Caminho de Porto Alegre, uma iniciativa da Frente Parlamentar do Turismo. Será uma caminhada contemplativa, inspirada no Caminho de Santiago de Compostela. O trecho é de 21 quilômetros, passando por pontos turísticos, religiosos e históricos da Capital.

A partir de sexta-feira, 22, e durante toda a semana seguinte, será desenvolvida a promoção Morador Paga Meia. Os moradores da Capital que comprovarem residência na cidade terão 50% de desconto nos roteiros da linha Turismo no Centro Histórico.

Baile da Cidade – No sábado, 23, o Baile da Cidade volta ao Parque da Redenção, depois de passar pela Prainha do Gasômetro, em 2013 e 2014, e pelo Largo Glênio Peres, em 2015. O início da programação musical está marcado para as 18h, com animação do DJ Kbção até a meia-noite. A entrada será gratuita. A partir das 14h, serão oferecidos serviços de saúde em parceria com o Hospital de Pronto Socorro. Também neste dia será realizada a 19ª edição do Torneio Internacional de Xadrez, no Metrópole Xadrez Clube, no Centro.

Para o domingo, 24, a partir das 8h, está prevista a tradicional Corrida do Aniversário de Porto Alegre, promovida em parceria com o Sesc. São esperados cerca de 3 mil participantes.

Na segunda-feira, 25, vai ser realizada a Gincana com jovens das instituições e associações comunitárias, com o título “Eu vivo, eu amo, eu ajudo minha cidade”. Será na escola Professor Afonso Guerreiro Lima (avenida Banco Inglês, 300), a partir das 13h. Às 14h, será a vez de 50 crianças passarem uma tarde na Cavalaria da Brigada Militar, assistindo a palestras e passeando a cavalo.

Pacto Alegre – Na terça-feira, 26, ocorre a formação da mesa do Pacto Alegre. O espanhol Josep Piquè conduzirá um debate sobre os desafios que Porto Alegre precisa superar de forma conjunta para se transformar em uma cidade inteligente.

Na quarta-feira, 27, o prefeito Nelson Marchezan Jr. será o palestrante do almoço Tá na Mesa, às 12h, no Palácio do Comércio, no Centro Histórico. Para fechar o dia, haverá uma apresentação da atriz, poeta e cantora Elisa Lucinda no Teatro do Bourbon Country. Será um evento em parceria com o Ministério Público do Trabalho.

símbolo maior da Capital, a Estátua do Laçador, obra mais importante do escultor Antônio Caringi, ganhará uma estrutura de andaime ao redor, para que o público possa apreciar o monumento de perto. O lançamento oficial da intervenção será na quinta-feira, 28, às 15h.

Também dia 28, na Fundação Iberê Camargo (avenida Padre Cacique, 2000), haverá a cerimônia de entrega da Medalha de Porto Alegre, que vai homenagear personalidades que se distinguiram por relevantes serviços em prol do desenvolvimento cultural, social ou econômico da cidade.

O dia 29 marcará mais uma entrega na área da saúde, com a inauguração do Centro de Atenção Psicossocial voltado a usuários de Álcool e Drogas (CAPS AD IV  Céu Aberto). Será às 10h, na rua Comendador Azevedo, 97. No fim do dia, será realizado o coquetel de abertura da Exposição Foto POA 247, uma mostra fotográfica dos profissionais da Prefeitura, e lançamento de edital de concurso de fotografia homenageando Porto Alegre.

No dia 30, serão feitas duas entregas que vão melhorar a mobilidade urbana da cidade. A primeira será o lançamento da ciclovia nas avenidas Nilópolis e Nilo Peçanha, às 10h. Mais tarde, às 12h, será iniciada a implantação da sinalização provisória da rua João Alfredo, como parte do projeto Ruas Completas.

Encerrando a Semana em grande estilo, no dia 31 haverá uma maratona de dança, com várias apresentações ao longo do dia, no Centro Municipal de Cultura (Erico Verissimo, 307), de alunos das Escolas Preparatórias de Dança, da Cia. Musical de Dança e Cia. Jovem de Dança de Porto Alegre. Para concluir a programação, Sergio Rojas fará um show especial no Teatro Renascença, com entrada gratuita. Ainda no dia 31, com início às 9h, será celebrada Missa no Santuário Nossa Senhora dos Navegantes, com carreata da imagem para o Largo Elis Regina, na Usina do Gasômetro, onde também haverá missa, além de shows.

A programação completa de atrações está disponível no site do evento. Serão atividades descentralizadas e que vão atender toda a população, com opções para todos os gostos.


Compartilhe 📣
  • 160
    Shares
Patrocínio
Patrocínio
Patrocínio

Patrocínio