Programação cultural no Viaduto Otávio Rocha termina neste sábado
Connect with us

Cultura

Programação cultural no Viaduto Otávio Rocha termina neste sábado

Publicado há

em

Créditos da foto da notícia: Foto: Crisitne Rochol/PMPA.

Neste sábado, 8, se encerra a semana de atividades culturais em celebração aos 86 anos do Viaduto Otávio Rocha. Além da agenda de ações previstas, o último dia contará com várias novidades. O Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama/RS) terá participação no evento com duas ações. Das 10h às 11h, haverá um ensaio fotográfico de Laércio Lacerda, com voluntárias da equipe do Imama, sob o apoio das Artes Vestíveis criadas pela artista visual Jeannine Krischke, e às 11h ocorre Flash Mob de sensibilização para a causa da prevenção do câncer de mama.

Outra atração será às 12h30, quando o Viaduto receberá a presença do movimento FreeWalkPoa, projeto voluntário que tem como objetivo valorizar a cidade, compartilhando histórias por uma perspectiva diferenciada para cidadãos, visitantes e turistas.  A ação é uma iniciativa da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), em parceria com a Associação Representativa e Cultural dos Comerciantes do Viaduto Otávio Rocha, o artista plástico Antonio Gerbase, grupo Artistas pelo Viaduto, Caminho dos Antiquários e Associação Comunitária do Centro Histórico.

Notícia Relacionada:
Governo pretende reduzir os juros cobrados no programa Minha Casa Minha Vida

Nas proximidades do viaduto, o tradicional movimento Caminhos dos Antiquários realizará a exposição “O que será isso?”, uma mostra de objetos raros de antiguidades na rua marechal Floriano entre as ruas Fernando Machado e Demétrio Ribeiro. “A nossa participação tem um significado especial, de carinho e amor à arte, à arquitetura ao resgate da nossa memória. Resgatar a história traduzida do Viaduto Otávio Rocha é levar para o futuro o legado cultural e emocional do passado. Conservar e manter viva a história do Viaduto são uma forma de ensinar a evolução do design para as futuras gerações”, destacou Paulo Hippen, coordenador do Caminho dos Antiquários.




Segundo o artista plástico, Antonio Gerbase, a experiência da programação cultural vem sendo satisfatória motivando o grupo de artistas a expandir seus projetos de intervenção cultural no próximo ano. “Os artistas estão comprometidos com a cidade e gostariam de contribuir levando seus talentos ao Viaduto e também para outros ambientes públicos. Isso faz com que pessoas venham a conhecer melhor estes locais sendo atraídos através da arte”, comenta Gerbase.

Notícia Relacionada:
Aulas com simulador voltam a ser obrigatórias no Rio Grande do Sul

Desde o dia 1º, o local vem recebendo diversas intervenções culturais como exposições de obras, performances com oficinas artísticas, feiras de artesanato, discos, flores, antiguidades e gastronomia. A abertura oficial ocorreu no sábado passado, dia 1º, com a benção ao viaduto sendo realizado pelo pároco da Catedral Metropolitana de Porto Alegre, Rogério Flores que contou com a presença de autoridades do executivo, vereadores e membros da organização. “Ações como essa estimulam cidadãos e visitantes a ocuparem os espaços públicos, transformando em locais de lazer. Somos favoráveis a iniciativas neste sentido”, comenta o coordenador de promoção econômica da SMDE, Luis Antonio Steglich.

Confira a programação deste sábado:

Das 8h às 20h – Venda de flores – Escadaria do viaduto inverno, primavera e na avenida Borges de Medeiros
Das 10h às 22h –  Exposição de artistas plásticos
Das 8h às 20h – Exposição dos permissionários do Viaduto Otávio Rocha
Das 8h às 20h – Estande do Instituto IMAMA/RS
Orientações e venda de produtos: camisetas, botons e bonés – sentido bairro/Centro
Das 9h às 17h – Linha Turismo – Roteiro tradicional do linha turismo terá parada especial no local
Das 10h às 16h – Feira no Caminho dos Antiquários – Mostra Especial “O que será que é”?
Das 10h às 11h –  Ensaio fotográfico com a equipe do IMAMA/RS
11h – Flash Mob de sensibilização para a causa do câncer de mama (IMAMA/RS)
11h30 – Desfile aberto de chapéus pela Confraria dos Chapéus
Evento aberto ao público. Todos estão convidados a desfilar com os seus chapéus
A partir das 11h30 – Feijoada no bar Tutti Giorni – valor R$ 25 por pessoa
12h30 – FreeWalkPoa no Viaduto Otávio Rocha

loading...
Patrocínio