Produzido aqui no RS: Como é o Onix sedã: Wi-fi, seis airbags e 5 estrelas em crash test
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Produzido aqui no RS: Como é o Onix sedã: Wi-fi, seis airbags e 5 estrelas em crash test

Versão topo de linha do Chevrolet vem recheada de equipamentos de segurança e tecnologia. Preços ficam entre R$ 73.190 e R$ 76.190. Confira

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GM Mercosul/Divulgação

O hoje popular Onix, e somente com carroceria hatch, chegou ao Brasil em 2012 custando R$ 29.990 (valores da época para a versão de entrada, com ‘incríveis’ e 80cv e torque de 9,8kgfm). De lá para cá, haja histórias (boas e ruins) para contar.

Em 2017, por exemplo, a Latin Ncap, espécie de ONG que avalia a segurança dos veículos vendidos na América Latina, deu zero para o modelo no teste de proteção para adultos (entre as cinco possíveis) e somente três para crianças. Independentemente disso, desde 2015 é o veículo mais vendido do país (somente no ano passado, foram 210,6 mil unidades).

A General Motors montou o palco, retomou a liderança de vendas e agora se apresenta num baile de tantas atrações que ninguém sabe mais o que é popular ou não (seja em relação a preço, seja quanto ao conteúdo ofertado).

Para começar, o Onix Plus Premier parece fazer jus ao pomposo nome: são três opções de configuração, com extensa lista de equipamentos e de acessórios extras. A Premier I custa R$ 73.190; a III, R$ 76.190.

O pacote de segurança e tecnologia é relevante nas três opções. Fiquemos, aqui, na topo delas. Lembra da tecnologia Wi-Fi nativo, recentemente apresentada no Cruze Premier – e que permite até 7 dispositivos conectados? Ela está lá. O ar-condicionado é digital e o carregamento do celular pode ser via indução.

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E mais: de série, o modelo tem sistema start/stop, acendimento automático dos faróis acionado por sensor crepuscular, câmera de ré, chave presencial (abre as portas na aproximação) e sistema de monitoramento de pressão dos pneus.

Parece modelo de luxo, não? E ainda há controle de velocidade de cruzeiro e uma tela multimídia modificada que em que é possível conectar 2 celulares via Bluetooth, conversar por mensagens e acessar a playlist usando o comando de voz. E a tela é sensível ao toque de 7 polegadas,compatível com Apple CarPlay e Android Auto. Ah, tem até um novo aplicativo permite ao motorista consultar desde informações do computador de bordo até esfriar a climatização da cabine à distância.

O Onix (agora como Premier) voltou ao teste da Latin Ncap e garantiu 5 estrelas – tanto ao proteger adultos quanto crianças. Para essas últimas algo provavelmente ajudou: o sistema Isofix e Top Tether, que permitem a fixação de cadeirinhas.

Há, ainda assistente de partida em rampa (essencial) e controle de tração e estabilidade (fundamental).

Motores e consumo
O Onix sedã somente virá equipado com motor 1.0 turbo (de três cilindros). Rende 116cv e 16,8kgfm de torque (um pouco abaixo do Virtus, da Volkswagen). O câmbio é um automático de seis velocidades.

Foto: GM Mercosul/Divulgação

Dados do Inmetro mostram a versão com consumo de 15,7km/l na estrada e 12km/l na cidade com gasolina (10,9km/l na estrada e 8,6 km/l na cidade com etanol).

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Os acessórios

O consumidor pode escolher de rede de porta-malas a rack de teto (ou bagageiro de teto de 410L) a extensor de cinto de segurança para pets a capa de banco com tecido impermeável. E aí vêm tunagens bobas como spoiler dianteiro e traseiro, aerofólio esportivo, saias laterais, soleira de alumínio e frisos e maçanetas cromados. São os tais kits: Elegance, com peças cromadas; Sport, com rodas escurecidas; e Adventure, com protetores de para-choque e rodas ‘diferenciadas’.

Visual

Foto: GM Mercosul/Divulgação
Foto: GM Mercosul/Divulgação

Sempre subjetivo, obviamente, o novo visual deve agradar com um ‘ar contemporâneo’ que parece juntar esportividade e sobriedade. Talvez em função das novas medidas: elas ficam maiores na largura, distância entre-eixos e comprimento. A GM informa que, no caso do sedã, esse incremento foi de 41mm, 72mm e 194mm, respectivamente. Na versão Premier, os faróis ganharam projetores para ressaltar o caráter premium. As luzes de condução diurnas em “L” contornam a base do para-choque. O ângulo de inclinação do capô do Novo Onix não é apenas chamariz visual, pois garante maior proteção a pedestres em caso de impacto.

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Os bancos dianteiros têm encosto inteiriço em todas as versões (no Premier, o cliente pode escolher dois acabamentos para o interior: preto com cinza ou preto com caramelo).

Foto: GM Mercosul/DivulgaçãoFoto: GM Mercosul/Divulgação
Foto: GM Mercosul/Divulgação

Coisas do Wi-fi: se uma atualização estiver disponível para determinados módulos eletrônicos do carro, nem é preciso ir à concessionária, pois a operação é feita remotamente via internet

Aliás, o Wi-Fi da Chevrolet é uma parceria exclusiva com a Claro. Além dos 3GB ou três meses de cortesia para experimentação. Depois, escolhe planos adicionais de 2GB até 20GB/mês.

Eis uma outra excelente iniciativa: para um país que ignora recalls, o app myChevrolet permite consultar até se há informações sobre essa anomalia.

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Revisões: até 60 mil quilômetros, está 8% menor em comparação com o modelo anterior; o intervalo das revisões subiu de 5 mil para 10 mil quilômetros.

Fonte: Metropoles

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