Prefeitura lança dois editais para regulamentar carnaval de rua – Porto Alegre 24 Horas
Connect with us

Cultura

Prefeitura lança dois editais para regulamentar carnaval de rua

Publicado há

em

Compartilhe 📣
  • 55
    Shares

A prefeitura lançou na manhã desta quarta-feira, 9, os editais para viabilizar o carnaval de rua de Porto Alegre em 2019. Um deles para buscar parceiros na iniciativa privada e o outro para credenciar os blocos que pretendem participar do evento. O prefeito Nelson Marchezan Júnior explicou a importância de organizar e regrar a iniciativa popular, que tem ganhado mais público a cada ano. “Teremos um carnaval de rua mais profissional, mais organizado e ainda maior. Queremos entregar, a quem participa e também para aqueles que não gostam da data, mais conforto e segurança e que a cidade esteja preparada para atender a todos”, afirma o prefeito.

As festas acontecerão de 16 de fevereiro à 24 de março de 2019, sempre entre às 8h e 21h. Serão selecionados até 30 blocos, dos circuitos centralizados, através de Edital Público de Credenciamento e 8 eventos do Carnaval do circuito Comunitário/Descentralizado que irão compor o calendário. O secretário municipal da Cultura Luciano Alabarse lembra que o carnaval de rua tem crescido em todo o Brasil e a normatização vai viabilizar a execução do evento na Capital. “Queremos fazer a mediação com equilíbrio daqueles foliões que brincam e ocupam as ruas, daqueles moradores que têm todo direito de não terem suas rotinas afetadas”, pondera o secretário.

As empresas interessadas em habilitarem-se para a seleção deverão atender as necessidades estabelecidas no edital e no caderno de encargos, como por exemplo oferecer banheiros químicos, disponibilizar sinalização necessária para os bloqueios de trânsito, UTIs móveis para os eventos e apresentar plano de proteção de áreas verdes, parques e monumentos.




Será a primeira vez que Porto Alegre terá um Carnaval de rua organizado a partir de editais, com regras e caderno de encargos, elaborados por diversos setores da prefeitura. A gestão municipal não arcará com nenhum recurso financeiro e terá o mínimo de recurso humano empregado na ação para não onerar o serviço público. “O caminho escolhido pela prefeitura neste momento de crise é o mais adequado. Os poucos recursos precisam ser utilizados para fortalecer áreas essenciais”, diz o vereador Reginaldo Pujol que é defensor da ação.

Os blocos interessados em participar do Carnaval de Rua/POA 2019 deverão preencher ficha de credenciamento e atender o regramento estabelecido no Edital (confira aqui). O calendário e o local do desfile dos blocos serão divulgados posteriormente. Os eventos no bairro Cidade Baixa ocorrerão com blocos que comprovarem origem e tradição no bairro, seguindo determinações do Ministério Público. Os editais serão publicados no Diário Oficial de Porto Alegre.

Também participaram do evento o vice-prefeito Gustavo Paim, secretário do Desenvolvimento Econômico Eduardo Cidade, secretária de Desenvolvimento Social e Esporte Nádia Gerhard, secretário de Serviços Urbanos Ramiro Rosári, a coordenadora do Escritório de Eventos Natália Medeiros, a coordenadora de projetos da secretaria da municipal da Cultura Michelle Barcelos, o secretário-adjunto da Cultura Leonardo Maricato,o diretor-presidente substituto da EPTC Fabio Berwanger e o Gerente de Fiscalização Paulo Ramires. (PMPA)


Compartilhe 📣
  • 55
    Shares
loading...
Patrocínio
Patrocínio
Patrocínio