Prefeitura e Sindilojas implantam decoração de Natal sustentável em Porto Alegre – Porto Alegre 24 Horas
Connect with us

Cultura

Prefeitura e Sindilojas implantam decoração de Natal sustentável em Porto Alegre

Publicado há

em

Compartilhe 📣

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), órgão que integra as secretarias municipais de Serviços Urbanos (SMSUrb) e do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), em parceria com o Sindicato dos Lojistas do Comércio (Sindilojas), implantou nesta terça-feira, 11, uma decoração de Natal sustentável na praça Princesa Isabel, localizada no bairro Azenha. A ação, intitulada Aldeia Azenha, surgiu após comerciantes do bairro procurarem a Coordenação de Gestão e Educação Ambiental (Cgea) do departamento, que elaborou o projeto decorativo.

Na instalação, também foi assinado um Termo de Cooperação entre o DMLU e o Sindilojas. Além do auxílio para elaboração de enfeites natalinos, o acordo também prevê um trabalho de formação em gestão de resíduos no primeiro semestre de 2019, em que os técnicos da coordenação irão capacitar os empresários da avenida Azenha com relação ao gerenciamento integrado, e ajustes na Coleta Seletiva realizada nos estabelecimentos.

De acordo com o presidente do Sindilojas, Paulo Kruse, a parceria irá tornar a área mais atrativa. “A idealização também conta com a importante participação dos lojistas da avenida Azenha, que acreditam no potencial do bairro e lutam para fomentar a região. Esperamos que o Aldeia Azenha de Natal não só movimente o comércio, mas promova também a conscientização sobre o destino dos resíduos gerados por todos”, destaca Kruse. Segundo o Diretor-geral do DMLU, Renê Machado de Souza, iniciativas como a do Sindilojas devem ser parabenizadas e valorizadas, pois servem para apresentar outras formas de aproveitar os materiais ao valorizar os locais públicos, o que propicia à população mais espaços resgatados.




O objetivo da Aldeia Azenha é, além de proporcionar aos moradores e frequentadores do bairro um espaço de lazer sustentável, também sensibilizar sobre a possibilidade de utilizar os resíduos de forma ambientalmente correta, reaproveitando e reciclando. A decoração, que consiste em estruturas alusivas ao Natal, é feita com objetos reutilizáveis, como tocos de árvores e pallets, dando um destino útil ao que possui potencial reaproveitável.

Foram disponibilizados um presépio de tocos, três painéis decorativos de pallets (um boneco de neve, um Papai Noel e uma árvore de Natal), um coral de papais-noéis de tocos, um boneco de neve de tocos, uma árvore de pallets, bancos com floreiras e um display para fotos, em que há a figura de um Papai Noel vestido de gari.

Para Liegis Pires, professora aposentada, moradora do bairro, o projeto surpreende e sensibiliza os moradores. “Eu achei fantástico, porque vi o espírito do Natal com esses materiais rústicos. Hoje em dia tudo é ostentação, mas Jesus era modesto. A praça está linda, mostrando que a beleza pode surgir de onde a gente menos espera, porque é tudo reciclado aqui”, observa Liegis.




O secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, ressalta que a instalação representa um diferencial em decoração natalina, pois tudo o que foi utilizado iria para aterro sanitário se não fosse aproveitado pela equipe da Cgea. “Aqui não temos lixo, temos sustentabilidade, e neste período do ano, quando nos reaproximamos das tradições, ações inovadoras como essa nos aproximam dos espaços públicos, que foram revitalizados para serem melhor aproveitados pela população”, afirma.

Para o lançamento, as equipes do DMLU prepararam o espaço da praça Princesa Isabel, com roçada e limpeza da área. A SMSUrb, por meio de suas coordenações e departamentos, também realizou serviços prévios no local. Foram revisadas as instalações de pelo menos 12 pontos de luz e finalizadas mais de 20 intervenções de podas e levantamentos de copa, proporcionando mais iluminação e o conforto visual para os frequentadores do espaço. (Felipe Vieira)


Compartilhe 📣
loading...
Patrocínio
Patrocínio
Patrocínio
<-- START FOOTER ADS -->