Prefeitura de Porto Alegre lança edital para adoção das áreas verdes da Orla
Connect with us

Notícias

Prefeitura de Porto Alegre lança edital para adoção das áreas verdes da Orla

Publicado há

em




Com as obras de revitalização do trecho 1 do Parque Urbano da Orla do Guaíba em fase final, porto-alegrenses e turistas estão mais perto de conhecer o “chão de estrelas” projetado por Jaime Lerner para o passeio na beira do rio. A prefeitura lançará nos próximos dias edital para adoção integral das áreas verdes do espaço entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias.

O objetivo é garantir sustentabilidade ao investimento dedicado à revitalização. “A proposta é buscar a participação privada para a conservação do trecho de 1,3 quilômetros do parque, incluindo a área da Praça Júlio Mesquita. Dessa forma, pretendemos assegurar a preservação dos equipamentos que serão entregues à população”, afirma o secretário municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade, Maurício Fernandes.

Notícia Relacionada:
Confira o esquema de trânsito para Grêmio x Corinthians neste sábado

A manutenção inclui o paisagismo do local e estruturas como decks, passeios, ancoradouro, passarela metálica, recantos infantis, vestiário, quadras esportivas e equipamentos de mobiliário urbano, respeitando especificações técnicas previstas no documento.


Em contrapartida ao investimento, o adotante poderá instalar conjunto de placas de sinalização visual, de natureza institucional, sem exploração comercial, respeitando a legislação e mediante análise da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams). O prazo previsto para a adoção é de 12 meses, que poderá ser prorrogado por igual período. As propostas poderão ser apresentadas por qualquer pessoa jurídica de direito privado.

Áreas comerciais – A próxima etapa do projeto de sustentabilidade para a orla será o lançamento do edital para a seleção dos permissionários que irão administrar as áreas comerciais, desenvolvido na prefeitura pelas secretarias de Parcerias Estratégicas (SMPE), de Desenvolvimento Econômico (SMDE) e Smams. O edital deverá ser lançado entre outubro e novembro.

Notícia Relacionada:
Com direito a Limousine, pacientes do Instituto do Câncer Infantil tem sonho realizado

No próximo ano, será realizada uma consulta pública que reunirá contribuições para o futuro projeto de concessão do Parque Urbano da Orla do Guaíba. (PMPA)


loading...
Patrocínio