Prefeitura apresenta ferramenta de mobilidade em parceria com o aplicativo 99 – Porto Alegre 24 Horas
Connect with us

Trânsito

Prefeitura apresenta ferramenta de mobilidade em parceria com o aplicativo 99

Ferramenta disponibiliza informações sobre condições de trafegabilidade viária

Publicado há

em

Evandro Oliveira/PMPA

A prefeitura apresenta, nesta terça-feira, 15, o Dashboard do Mapa de Fluidez, elaborado pela 99 em parceria com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). O evento ocorre a partir das 11h, no Salão Nobre do Paço Municipal.

A ferramenta disponibiliza informações sobre as condições de trafegabilidade viária através de dados de posicionamento gerados por equipamentos automotivos de navegação por satélite. A parceria foi uma resposta a um Chamamento Público de 2017. Porto Alegre é a primeira cidade do país a utilizar dados de aplicativos de táxis para qualificar a mobilidade urbana.

Uma das medidas que serão adotadas com base nas informações do mapa é mudança no tempo de sinaleiras. Tanto alterações pontuais devido a impactos de um imprevisto, por exemplo, até uma revisão mais ampla dos semáforos.

Leia:
Caminhão não consegue passar pelo túnel da Conceição e complica trânsito

Outro ponto do acordo de cooperação norteará ações educativas em bares da Capital. Com os dados fornecidos pela 99, a EPTC conseguirá identificar os principais locais de embarque e desembarque em noites e madrugadas, um indicativo de “áreas de risco” onde a mistura álcool e direção pode estar presente.

A 99 se colocou à disposição para colaborar com os dados de GPS emitidos pelos carros que utilizam o aplicativo. A EPTC só terá acesso ao painel, e não às informações brutas dos apps, por uma questão de confidencialidade.

*Com informações PMPA e GaúchaZH

loading...
Patrocínio