Porto Alegre terá sábado de verão e inverno rigoroso a partir de domingo – Porto Alegre 24 Horas
Connect with us

Tempo

Porto Alegre terá sábado de verão e inverno rigoroso a partir de domingo

Publicado há

em





Os gaúchos experimentarão um sábado de verão, com temperaturas na casa dos 30ºC. O dia será ideal para atividades ao ar livre. Caminhada, corrida e até mesmo um sorvete para aliviar o calor. A ordem é aproveitar. Pois, a partir de domingo o Estado será atingido por uma extensa massa de ar polar. Ela chegará precedida por uma frente fria que provoca chuva desde cedo no Oeste e no Sul do Rio Grande do Sul no domingo e que avançará ao longo do dia e virá acompanhada de vento moderado a forte. Podem ser esperadas rajadas de 50 km/h a 70 km/h na maioria das cidades do Estado. Além disso, o ar polar será impulsionado por um ciclone extratropical na costa da Argentina.

Leia:
Forte vendaval causa queda de árvores em Porto Alegre

Em razão disso, deve ocorrer a queda extrema da temperatura. Já no domingo faz muito frio durante o dia no Oeste, Centro e o Sul do Estado com resfriamento intenso na Metade Norte até o final do dia. Pode amanhecer com chuva na maioria das regiões e os termômetros despencarão: mínima de 7ºC em Porto Alegre. Sai de cena a camiseta e entra o casaco. O picolé dá lugar para o chocolate quente. Na segunda-feira o ar polar estará sobre todo o território gaúcho deixando o dia todo gelado.

As madrugadas de terça e quarta-feira prometem ser extremamente frias. Segundo a Metsul, as mínimas ficam redor de 0ºC ou abaixo de zero em quase todos os municípios do Rio Grande do Sul. A Na Grande Porto Alegre os termômetros ficam entre -1ºC a -3ºC em alguns pontos. Em Porto Alegre, alguns bairros devem ter entre 0ºC e 2ºC.

Leia:
Há 109 anos não fazia um dia tão quente em outubro como fez hoje em Porto Alegre

Na região de São José dos Ausentes não podem ser descartadas mínimas de -7ºC a -9ºC e no Planalto Sul de Santa Catarina podem ser anotadas marcas tão baixas como -9ºC a -11ºC.

Neve

São várias as projeções computadorizadas analisadas pela MetSul indicando que na segunda-feira poderia nevar no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, devido à combinação de instabilidade e ar muito gelado em altitude. A cota de neve poderia cair, segundo alguns dados, abaixo de 500 metros de altitude em pontos do território gaúcho, tal a força do ar polar e os baixíssimos valores de temperatura na troposfera inferior. De acordo os dados, a chance de nevar é muito alta na Serra e nos Aparados. (Correio do Povo)



loading...
Patrocínio