Porto Alegre é a nona cidade brasileira a receber a Copa América na história – Porto Alegre 24 Horas
Connect with us

Notícias

Porto Alegre é a nona cidade brasileira a receber a Copa América na história

A Arena do Grêmio, com capacidade de receber mais de 55.000 torcedores, receberá cinco jogos

Publicado há

em

Foto: Omar Freitas
Compartilhe 📣

Créditos da foto da notícia: Foto: Omar Freitas.

Após 30 anos, a principal competição de seleções da Conmebol retorna ao Brasil e Porto Alegre volta a receber grandes competições no ano de 2019. Na sua 46ª edição, a capital dos gaúchos será, pela primeira vez, palco da Copa América. A Arena do Grêmio será a sede de cinco jogos durante todo o torneio.

O Brasil foi país-anfitrião da Copa América em cinco oportunidades – já contando com esta de 2019. Nas quatro edições anteriores, a Seleção Canarinho sempre finalizou como a campeã.

Na temporada de 1919, o Brasil superou a Argentina, Chile e Uruguai. Todos os eventos foram realizados no Estádio das Laranjeiras – casa do Fluminense Football Club.

Em 1922, o Brasil derrotou os três rivais anteriores mais o Paraguai. Assim, como em 1919, todos os jogos foram nas Laranjeiras, no Rio de Janeiro.

Na edição de 1949, com oito selecionados, o Brasil triunfou diante de Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. Os argentinos optaram por não participar desta competição. Esta foi a primeira edição brasileira com quatro sedes: São Januário, no Rio de Janeiro; Pacaembu, em São Paulo; Vila Belmiro, em Santos; e Independência, em Belo Horizonte.

Em 1989, diferente das versões anteriores, em que se jogaram em turno único, esta foi a primeira com sistema de grupos e playoffs. Todos os dez membros da Conmebol estiveram presentes na competição. O Serra Dourada, em Goiânia; Fonte Nova, em Salvador; Arruda, no Recife; e Maracanã, no Rio de Janeiro, foram os palcos das partidas.

Agora, em 2019, Porto Alegre entra na lista de cidades-sedes da Copa América. A Arena do Grêmio, com capacidade de receber 55.662 torcedores, receberá cinco jogos. São eles: Venezuela x Peru, no dia 15 de junho; Catar x Argentina, no dia 19 de junho; Uruguai x Japão, no dia 20 de junho; quartas de final no dia 27 de junho; e semifinal no dia 3 de julho. (Henrique Riffel | Jornal do Comércio)


Compartilhe 📣
Patrocínio
Patrocínio
Patrocínio

Patrocínio