Porto Alegre avança três posições e é oitava cidade mais inteligente do país – Porto Alegre 24 Horas
Connect with us

Notícias

Porto Alegre avança três posições e é oitava cidade mais inteligente do país

Publicado há

em

Compartilhe 📣
  • 2.6K
    Shares

Créditos da foto da notícia: Foto: Luciano Lanes/PMPA.

Porto Alegre subiu três posições no ranking das cidades mais inteligentes do país. O resultado foi divulgado na abertura do Connected Smart Cities 2018, em São Paulo. Entre as cerca de 700 cidades participantes, a capital gaúcha ficou em 8° lugar. Em 2017 e 2016, ocupava a 11ª colocação.

Na categoria Economia, Porto Alegre subiu seis posições. A cidade estava em 14º nas três últimas edições e este ano alcançou a 8ª posição. Em Empreendedorismo, a Capital alcançou a 5ª colocação, sendo que no ano passado estava em 8º. Entre os destaques apontados pelo estudo estão quatro parques tecnológicos, oito incubadoras de empresas e crescimento de 22% das micro empresas individuais, entre outros dados.

O prefeito Nelson Marchezan Júnior afirma que este é um trabalho que está apenas começando. “Temos que buscar alternativas para evoluir em inovação. Queremos transformar a cidade de Porto Alegre em um polo inovador, contando com a ajuda das universidades, empresários, sociedade e entidades”, diz o prefeito, lembrando da parceria com as três maiores universidades da Capital, por meio da Aliança Para Inovação de Porto Alegre.



Para o coordenador do setor de Inovação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Roberto Moschetta, o resultado revela uma melhora de importantes indicadores que compõem o índice e que estão sendo trabalhados por esta gestão para que Porto Alegre se torne, cada vez mais, uma cidade inteligente. “Destaco o empreendedorismo, no qual atingimos a 5ª melhor posição do país com ações como o Poa.hub, um espaço de inovação e tecnologia”, diz ele. Desde sua criação, em abril de 2017, o Poa.hub já acolheu mais de cem projetos dos mais diversos mercados. Marketing, comercial e investimentos para novos negócios são alguns dos conteúdos discutidos neste ambiente de estímulo às ideias inovadoras e ao empreendedorismo.

Estudo – O Ranking Connected Smart Cities é o principal estudo sobre cidades inteligentes do Brasil. Realizado pela Urban Systems, em parceria com a Sator, conta com a participação de cerca de 700 cidades, que são analisadas a partir de 70 indicadores.

Em sua quarta edição, o Ranking Connected Smart Cities tem como objetivo definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil, sendo dividido em quatro resultados: Geral, por Eixo Temático, Região e por Faixa Populacional. O ranking é composto por indicadores de 11 principais setores: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança.

O 1° lugar no Ranking Connected Smart Cities 2018 ficou com Curitiba (PR) e a segunda posição com São Paulo (SP). O 3° lugar foi conquistado por Vitória (ES), seguida por Campinas (SP) e Florianópolis (SC). Na sexta colocação está o Rio de Janeiro (RJ), seguida por Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Santos (SP) e Niterói (RJ), na 10ª colocação. (PMPA)


Compartilhe 📣
  • 2.6K
    Shares
loading...
Patrocínio
Patrocínio
Patrocínio
<-- START FOOTER ADS -->