Polícia desarticula quadrilha que tinha acesso a dados da Segurança Pública do RS – Porto Alegre 24 Horas
Connect with us

Polícia

Polícia desarticula quadrilha que tinha acesso a dados da Segurança Pública do RS

Informações eram coletadas por detento do Presídio Central, considerado uma das lideranças da organização criminosa.

Publicado há

em

Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil deflagrou uma operação com o objetivo de desarticular uma quadrilha especializada em roubo e furto de veículos na capital gaúcha e Região Metropolitana. Foram cumpridos 35 mandados de busca e apreensão, e 20 de prisão temporária em Porto Alegre, Cachoerinha, Canoas e São Leopoldo.

Segundo o diretor da 2º Delegacia de Polícia Regional Metropolita, delegado Mario Souza, o grupo funcionava como uma empresa e realizava a maioria dos roubos no município de Canoas. Ele afirma que a atuação dos criminosos era facilitada por que uma das lideranças do grupo, um detento do Presídio Central, tinha acesso a dados da Segurança Pública gaúcha através da senha de um policial militar:

“Eles têm divisão de tarefas, metas de robôs de veículos, metas de clonagem de veículos, é um nível de organização sofisticado e fora da curva. Isso se comprova tanto que temos o fato deles estarem usando uma senha de acesso de segurança do nosso sistema.”

Conforme o delegado, através do acesso aos dados da Segurança Pública Gaúcha, o criminoso coletava dados como: cadastro de carros e quando outros presos seriam visitados.
[in_article]
A ofensiva teve o apoio do 15º Batalhão de Polícia Militar. Para o comandante da unidade, major Dirceu Silva, a suspeita é de que os criminosos hackearam algum aparelho eletrônico do brigadiano para obter a senha, já que não é a primeira vez que isso acontece:

“A senha tinha sido subtraída através de hackers então existe sim essa hipótese, mas toda a documentação referente a esse fato será entregue a corregedoria e partir dela vão investigar.”

Ao todo, a ação batizada de Operação Miragem terminou com 10 pessoas presas. (Everton Calbar | Band)

loading...
Patrocínio

Desenvolvido por: