Pesquisa Ibope aponta empate técnico entre Sartori e Leite – Porto Alegre 24 Horas
Connect with us

Política

Pesquisa Ibope aponta empate técnico entre Sartori e Leite

Publicado a

em

Uma nova pesquisa Ibope divulgada, aponta empate técnico entre os primeiros colocados na disputa pelo governo do Rio Grande do Sul.
No modelo de entrevista estimulada, em que são apresentados os nomes dos candidatos, o atual governador, José Ivo Sartori (MDB), tem 29%, e Eduardo Leite (PSDB) soma 25% das intenções de voto. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Ainda para o primeiro turno, aparecem: Miguel Rossetto (PT) com 12%; Jairo Jorge (PDT) com 7%; Julio Flores (PSTU), Mateus Bandeira (NOVO) e Roberto Robaina (PSOL) com 1% cada. Paulo de Oliveira Medeiros, do PCO, não alcançou 1%.



Brancos e nulos chegaram a 13%, enquanto 11% disseram não saber em quem votar ou preferiram não responder.

PESQUISA ESPONTÂNEA
No modelo espontâneo, em que o pesquisador não apresenta os nomes dos candidatos, 51% não responderam ou informaram que ainda não sabem em quem votar.
Entre os citados, Sartori (MDB) lidera com 18%; Eduardo Leite (PSDB) tem 9%; Rossetto (PT) e Jairo Jorge (PDT) chegam a 4% cada. Mateus Bandeira (NOVO), Julio Flores (PSTU) e Robaina (PSOL) não chegaram a 1% das intenções de voto. O candidato do PCO, Paulo de Oliveira Medeiros, não foi mencionado.
Outros nomes somam 1%. Brancos e nulos: 12%.

SEGUNDO TURNO
Foram apresentados três cenários de segundo turno para governo do Rio Grande do Sul.
Um empate técnico é registrado na disputa entre Eduardo Leite e Sartori. O candidato do PSDB soma 38% enquanto o atual governador 37%. Brancos e nulos: 13%. Não sabem ou não responderam: 11%.
O candidato do PT, Miguel Rossetto, perde nos dois cenários em que aparece. Contra Sartori, tem 28%, enquanto o nome do MDB alcança 43%. Brancos e nulos: 15%. Não sabem ou não responderam: 14%.
Já diante de Eduardo Leite (PSDB), Rossetto fica em 24%, enquanto o candidato tucano conquista 45% das intenções de voto. Brancos e nulos: 16%. Não sabem ou não responderam: 14%.




TAXA DE REJEIÇÃO
O índice de rejeição também foi medido pelo Ibope. Os resultados apontam que 31% dos entrevistados afirmaram que não votariam de jeito nenhum em Sartori. A rejeição é de 14% contra Rossetto; 11% com relação a Robaina; Julio Flores é rejeitado por 10%; Jairo Jorge por 8%; enquanto Mateus Bandeira, Eduardo Leite e Paulo de Oliveira Medeiros por 7% cada.
Não sabem ou não responderam à pergunta: 24%. Já 13% informaram que poderiam votar em qualquer candidato.

A pesquisa Ibope foi contratada pelo Grupo RBS – RBS Participações S/A. De 10 a 12 de setembro foram ouvidos 1.204 eleitores de 16 anos ou mais em 69 municípios. O nível de confiança utilizado é de 95%.

No TRE, o levantamento foi registrado sob o número RS-04827/2018. Já no TSE, como BR-03069/2018. (Band)



Patrocínio

Publicidade

Patrocínio
Patrocínio