Ospa abre as portas do Palacinho no Dia Estadual do Patrimônio Cultural – Porto Alegre 24 Horas
Connect with us

Cultura

Ospa abre as portas do Palacinho no Dia Estadual do Patrimônio Cultural

No dia 18 de agosto, domingo, o prédio da Escola de Música da Ospa terá exposição, palestra, visita guiada e recital

Publicado há

em

Foto: Divulgação | OSPA

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) aderiu ao Dia Estadual do Patrimônio Cultural e irá sediar uma série de atividades gratuitas em um dos espaços mais nobres da capital. No próximo domingo (18/8), a partir das 10h, o Palacinho – atual espaço da Escola de Música da Ospa – abre as portas do local construído sob pretextos históricos que remetem à Segunda Guerra Mundial.

A programação tem início com uma palestra do atual diretor artístico e maestro da Ospa, Evandro Matté, que irá abordar a importância da orquestra como patrimônio cultural do Rio Grande do Sul. Na sequência, a Camerata da Ospa Jovem – estudantes do Conservatório Pablo Komlós – realiza um recital especial com apresentação dos instrumentos.

Leia:
Sine tem 243 oportunidades de emprego nesta segunda-feira

Ainda no cronograma, será realizada uma exposição de parte do acervo da Fundação Ospa, seguida de uma visita guiada pelo prédio em estilo neoclássico encomendado para abrigar o Conde Galeazzo Ciano, genro do ditador italiano Benito Mussolini, que na época viajava pela América Latina e marcou uma passagem pela capital do Estado, o que acabou não acontecendo. Posteriormente, o local foi desapropriado e tornou-se residência de diversos vice-governadores do Estado.

O Dia Estadual do Patrimônio Cultural, criado em 2019 pela Secretaria da Cultura (Sedac), ocorre no terceiro fim de semana de agosto. As atividades serão realizadas nos dias 17 e 18 e têm como objetivo divulgar e promover o patrimônio do Estado, aproximando a comunidade do debate sobre preservação e valorização da identidade cultural. Dezenas de prédios históricos em todo o RS abrirão as portas para a comunidade, realizando visitas guiadas, exposições, palestras, bate-papos e apresentações musicais.
[in_article]
Confira a programação completa neste link ou pelo telefone (51) 3222-7387.

Leia:
Auditório Araújo Vianna será administrado pela Opinião Produtora

Dia Estadual do Patrimônio Cultural | Ospa
Quando: 18 de agosto, domingo, a partir das 11h
Onde: Palacinho – Escola de Música da Ospa (av. Cristóvão Colombo, 300 – bairro Floresta, na capital)
Entrada franca

Cronograma

10h – início da exposição de parte do acervo da Fundação Ospa
11h – palestra Orquestra Ospa Patrimônio Cultural do RS
11h30 – recital Camerata da Ospa Jovem e apresentação de instrumentos
12h15 – visita guiada pelo prédio
17h – encerramento da exposição

Patrocínio