Operação registrou queda de 44% no número de condutores embriagados ao volante – Porto Alegre 24 Horas
Connect with us

Trânsito

Operação registrou queda de 44% no número de condutores embriagados ao volante

Balada Segura comemora 8 anos com redução de motoristas embriagados

Publicado há

em

Créditos da foto da notícia: Divulgação/DetranRS.

A operação balada segura completa oito anos no Rio Grande do Sul. Os dados divulgados pelo Detran apontam 9 mil blitze realizadas no Estado, com 577 mil abordagens e 47 mil condutores autuados. A boa notícia é a queda de porcentagem de motoristas flagrados sob efeito de álcool ou que se recusaram a fazer o teste do etilômetro.

Gelson Guarda, diretor institucional substituto do Detran, falou sobre a redução desses números, queda de 44% dos motoristas abordados flagrados em comparativo entre 2011 e 2018.

“Essa redução, menos dos 44% dos abordados, faz com que menos acidentes, evidentemente, ocorram. A gente pode verificar nas noites e nas abordagens que a gente faz a grande quantidade de motoristas de aplicativos. Isso significa que são menos veículos na ruas, menos probabilidade de acidentes”.




A Balada Segura começou no dia 4 de fevereiro de 2011, com uma blitz na Cidade Baixa, em Porto Alegre. No começo, era solicitado o teste do etilômetro apenas para quem apresentasse sintomas de embriaguez.

Atualmente, todos os motoristas precisam fazer o teste. As operações acontecem em 34 municípios, que representam 59% da população gaúcha. O Detran trabalha para aumentar esse número.

“Hoje nós temos 34 municípios e a cada dia e a cada semana a gente liga, a gente fornece alguns equipamentos, a gente tenta fazer com que o secretário de transporte daquele município venha se somar a nós”.

O último município a aderir ao Balada Segura foi Garibaldi, no dia 4 de maio de 2018. (Heitor Araújo | Band)

Patrocínio
Patrocínio
Patrocínio