Obra O Barco fica no Largo dos Açorianos até este sábado – Porto Alegre 24 Horas
Connect with us

Cultura

Obra O Barco fica no Largo dos Açorianos até este sábado

Intervenção de dois metros de altura foi feita na técnica de papietagem

Publicado há

em

Foto: Ricardo Giusti/PMPA

A intervenção artística O Barco, que atracou no Largo dos Açorianos na última terça-feira para promover a 9ª Semana Municipal da Água de Porto Alegre, irá permanecer no chafariz até a noite deste sábado, 12. O barco de papel de dois metros de altura, confeccionado na técnica de papietagem, visa conscientizar a população sobre a importância da água para a vida de todos e a responsabilidade de cada um quanto à sua preservação.

A proposta é resgatar a memória afetiva das pessoas que brincavam de fazer barquinhos de papel na infância. A obra é de Roberto Freitas, artista plástico e arquiteto, realizada com apoio do Dmae, do Atelier Livre da Coordenação de Artes Plásticas da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) e do Clube Veleiros do Sul.

Ainda dentro das atividades da Semana da Água de Porto Alegre, 115 crianças participaram da 15ª Gincana Ambiental do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) na tarde dessa quinta-feira, 10. “A gincana é uma atividade tradicional organizada para estudantes que participaram das oficinas de educação ambiental do Dmae durante o ano letivo. O evento, realizado há 15 anos, traz a ideia de unir diversão e conscientização quanto ao uso racional da água e a preservação do meio ambiente”, declara o Coordenador da Educação Ambiental, Gustavo Falcão. A atividade foi realizada nos jardins da Hidráulica Moinhos de Vento e reuniu crianças de duas escolas estaduais e uma escola municipal, que aprenderam sobre preservação, reciclagem e papel social em brincadeiras como quiz, corrida e seleção de lixo na cesta.

Histórico – A Semana Municipal da Água é promovida pelo Dmae desde 2011, dentro das comemorações das Semanas Estadual e Interamericana da Água. Ela amplia a iniciativa da seção gaúcha da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-RS), que conta com o apoio de 800 instituições, governamentais e sociais, dos mais diversos segmentos. (PMPA)

Patrocínio

Desenvolvido por: