O massacre das baleias na Noruega
Connect with us

Mundo

O massacre das baleias na Noruega

Noruega, Islândia e Japão são os únicos países do mundo a autorizarem a caça comercial de baleias.

Publicado há

em

Foto: Reprodução

A Noruega é um dos países que mais mata, baleias no mundo e não tem planos para desacelerar. A nação não se considera vinculada à moratória de caça às baleias assinada em 1986.

De acordo com um relatório do Animal Welfare Institute, a Noruega matou mais baleias em 2015 e 2016 do que o Japão e a Islândia juntos, os únicos outros dois países no mundo onde a caça às baleias permanece legal de alguma forma.

Já no ranking de matança do ano de 2017, a Noruega apareceu com 432 baleias mortas, atrás apenas do Japão, que capturou 596 animais no mesmo ano.

Enquanto o mercado doméstico não tem demanda por carne de baleia, a Noruega lucra exportando produtos de baleia para países asiáticos, além de utilizar a carne para alimentar animais criados em fazendas de peles.

Notícia Relacionada:
Chanceler diz que Venezuela venceria guerra na América do Sul

Massacre de baleias grávidas

Um documentário exibido pela rede pública de televisão norueguesa NRK revelou que 90% de todas as baleias minke mortas anualmente em águas norueguesas são fêmeas. A maior parte delas estava grávida.

No vídeo, Dag Myklebust, capitão do navio baleeiro Kato, confirmou a informação, mas minimizou o fato de grande parte dos animais serem fêmeas grávidas.

“Nós temos uma abordagem profissional, então, não pensamos nisso. Caçamos e ponto final”, disse Myklebust, dizendo ainda que a gravidez é “um sinal de boa saúde”.

Crueldade com os animais

A Comissão Internacional de Caça de Baleias (IWC, na sigla em inglês), que garante a caça sustentável das baleias minke, classifica a caça empregada pela Noruega como “desumana”, uma vez que não proporciona “a morte sem dor, estresse ou sofrimento perceptível para o animal”.

Notícia Relacionada:
Com escassez do gás de cozinha, venezuelanos derrubam árvores para obter lenha

Os barcos pesqueiros noruegueses matam as baleias com arpões equipados com granadas na ponta, uma invenção do século 19. O processo é lento, fazendo os animais agonizarem durante horas.

Após penetrar no corpo do mamífero, o arpão libera ganchos, como um guarda-chuva, permitindo que o animal seja içado por um guindaste até a embarcação, informa reportagem da emissora britânica BBC.

“Quando a granada explode, provoca imenso trauma físico da baleia”, diz a ONG Animal Welfare Institute, sediada nos Estados Unidos.

Atrito entre Noruega e Bolsonaro

A caça às baleias foi proibida no Brasil por decreto em 1986. Em 2007, o governo brasileiro se juntou a outros 30 países em um grande protesto diplomático contra a caça promovida pelo Japão.

Notícia Relacionada:
Atiradores matam 5 e deixam 21 feridos no Texas

Recentemente, após decisão do governo da Noruega de congelar repasses de R$ 134 milhões ao Fundo Amazônia, o presidente da República, Jair Bolsonaro, reagiu com críticas ao país europeu.

“A Noruega não é aquela que mata baleia lá em cima, no Polo Norte, não? Que explora petróleo também lá? Não tem nada a oferecer para nós. Pega a grana e ajuda a (chanceler alemã) Angela Merkel a reflorestar a Alemanha”, declarou Bolsonaro. (RENOVA Mídia)

loading...
Patrocínio