Nutrição faz avaliação técnica dos cardápios das escolas de Porto Alegre – Porto Alegre 24 Horas
Connect with us

Notícias

Nutrição faz avaliação técnica dos cardápios das escolas de Porto Alegre

Publicado há

em




Cerca de 60 técnicos e estagiários de nutrição que atuam nas 99 escolas da rede municipal de ensino participaram nesta quarta-feira, 27, de formação técnica promovida pelo setor de Nutrição da Secretaria Municipal de Educação (Smed). O encontro, dividido em dois momentos, teve pela manhã a palestra da coordenadora da Assessoria de Qualidade de Vida do Servidor Municipal, Débora Cano, da Secretaria Municipal de Administração, e, à tarde, a reunião de avaliação dos cardápios e gêneros alimentares disponibilizados às unidades escolares.

Nas apreciações periódicas dos cardápios, são feitas sondagens sobre as preparações e os gêneros alimentícios, e o espaço serve também para informes e compartilhamento de práticas. São considerados itens como dificuldades de preparo e armazenamento, combinações entre as preparações de acordo com os dias da semana, aceitação pelos estudantes e adequação do consumo dos alimentos aos climas quente ou frio. Conforme as observações das equipes técnicas, são efetuadas as alterações, incluindo sugestões de itens saudáveis para troca ou adição. O objetivo é garantir um bom fluxo de atendimento com qualidade nutricional e aceitabilidade do aluno.


Tradicionalmente, os encontros mensais de formação realizados pelo Setor de Nutrição da Smed são agregados com palestras acerca de tópicos pertinentes e complementares à atuação das equipes de nutrição. Desta vez, o tema abordado foi “Comunicação Eficaz”, com a finalidade de facilitar a interlocução das técnicas e estagiários junto aos seus públicos, entre eles as direções das escolas, os professores, a própria Smed e os profissionais de cozinha.

Leia:
Depois de confusão com Neymar, Najila Trindade denuncia novo namorado por agressão

A Smed fornece, no total, cerca de 55 mil refeições diárias aos alunos da rede. Os atendidos no ensino integral, aproximadamente 13 mil, ganham café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e janta – que é oferecida também aos alunos do período noturno da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A qualidade da alimentação escolar na rede municipal tem reconhecimento nacional: além de a prefeitura ter conquistado por três vezes o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, uma iniciativa da organização não governamental Ação Fome Zero, que avalia boas gestões públicas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Porto Alegre destaca-se por ser uma das únicas capitais que possui profissionais técnicos em nutrição dentro das escolas, um para cada duas instituições. (PMPA)


loading...
Patrocínio