Mapa da Fluidez é entregue à prefeitura e promete melhorar o trânsito em Porto Alegre – Porto Alegre 24 Horas
Connect with us

Notícias

Mapa da Fluidez é entregue à prefeitura e promete melhorar o trânsito em Porto Alegre

Porto Alegre é o segundo lugar do mundo a receber a tecnologia que usa de inteligência artificial e até então só havia sido implementada na China

Publicado há

em

Foto: Leandro Osório | Palácio Piratini

Em busca de melhorar o trânsito na capital gaúcha a empresa 99 entrega para a prefeitura um sistema de gestão inteligente das sinaleiras. Porto Alegre é a primeira cidade fora da China a receber a tecnologia, que calcula a média das sinaleiras e dá sugestões de tempo para cada uma. No país oriental a otimização do trânsito chegou a 20%.

O Mapa da Fluidez deve fornecer informações sobre o trânsito atualizadas em tempo real. Os dados como a velocidade média dos automóveis em ruas e avenidas, horário de desempenho e semafórico serão captados através dos próprios motoristas da 99. O Gerente de Políticas Públicas e Pesquisas da 99, Miguel Jacob, explica de que a partir de conversas com a EPTC foi possível desenvolver um sistema pensado para a capital gaúcha.

Leia:
Nova droga sintética mata adolescente de 16 anos no RS

“Os dados são coletados de todos os motoristas que estão online em corrida na plataforma da 99. Isso é um pontinho de localização e velocidade a cada dois segundos”, explica o Gerente. “É uma montanha de dados e só é possível analisar com algoritmos avançados”.

Essa entrega será feita em duas fases. A primeira delas já está em funcionamento e consiste na análise de otimização dos semáforos. Conforme o Gerente de Inovação da EPTC, Augusto Langer, a partir disso é feito o cruzamento de dados da plataforma com a EPTC, o que permite aos técnicos intervir em determinado ponto da cidade.

“Nesse primeiro momento então a gente vai utilizar para ações assertivas nas ruas, ou seja, intervenções praticamente em tempo real”, conta Langer. “Por exemplo, tu tens algo que não está programado em algum ponto da cidade, a gente vai poder agir”.

Leia:
Justiça determina que presos mantidos em delegacias sejam encaminhados para o Presídio Central

Atualmente, técnicos da EPTC fazem a atualização dos semáforos, o que a partir da entrega da segunda fase será feita através de inteligência artificial. (Eduarda Oliveira | Band)

loading...
Patrocínio