Lavagem das escadarias marca ritual de bênçãos à prefeitura
Connect with us

Cultura

Lavagem das escadarias marca ritual de bênçãos à prefeitura

Publicado há

em

Foto: Joel Vargas/PMPA

A tradicional lavagem das escadarias da Prefeitura de Porto Alegre ocorreu no fim da tarde desta sexta-feira, 8. O ritual religioso, que se repete há oito anos, é promovido pelo Babalorixá Pai Paulinho do Xoroquê e contou com a participação de representantes de religiões afro-umbandistas e do padre Jorge Jacob, da Igreja São Jorge.

O prefeito Nelson Marchezan Júnior e o vice-prefeito, Gustavo Paim, acompanharam o ato em frente ao Paço Municipal. Os ritos de lavagem com ervas e águas de cheiro foram feitos por devotos vestidos de branco para representar a purificação.

De acordo com o prefeito, o ritual, reunindo a Umbanda e a Igreja Católica demonstrou a união entre as pessoas, independente das diferenças de religiões, credos e crenças. “O símbolo dessa integração de carinho, amor, fé e motivação mostra que é preciso pensar e administrar uma cidade para todos, em que os 1,5 milhão habitantes, especialmente os mais necessitados, possam estar integrados em todos os níveis”, afirma.




Pai Paulinho afirmou que o objetivo da lavagem de purificação é pedir bênçãos ao Poder Municipal. “É um pedido de paz, saúde, prosperidade e equilíbrio para 2019”, destaca. “Queremos também, em nome da matriz africana, agradecer o apoio e o respeito que temos recebido durante esses oito anos, o que serviu para fortalecer a nossa religião”, diz.

Notícia Relacionada:
Número de municípios com museus e bibliotecas cai em quatro anos, segundo levantamento

O padre Jorge Jacob lembrou que Jesus Cristo não fez diferença entre os cristãos e salientou que existe uma só força que protege os devotos. “Somos todos filhos de Deus”, conclui.

Também participaram da cerimônia religiosa a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, Comandante Nádia; os vereadores, Dr. Humberto Goulart e Rafão Oliveira; a coordenadora da Unidade de Direitos da Promoção de Igualdade Racial, Elisete Moretto; a diretora de Direitos Humanos, Jacqueline Kelakun; o diretor de Promoção Econômica da Secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, Luís Steglich; o presidente do Conselho Municipal do Povo Negro, Giovani Talavera e o vice-presidente do mesmo órgão, Clovis Silva. (PMPA)

Patrocínio