Julgamento de Lula pode gerar efeitos na disputa eleitoral – Porto Alegre 24 Horas
Connect with us

Política

Julgamento de Lula pode gerar efeitos na disputa eleitoral

Publicado há

em

Compartilhe 📣





A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reagiu a marcação, por parte do Tribunal Regional Federal da 4º Região, da data do julgamento do petista no caso do triplex do Guarujá, no litoral sul paulista.

A defesa reclamou da tramitação do recurso em tempo recorde. A 8º turma do tribunal vai analisar o processo no dia 24 de janeiro do ano que vem.  Em julho deste ano, o ex-presidente foi condenado a nove anos e meio de prisão pelo juiz Sergio Moro pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.




Pela Lei da Ficha Limpa, uma condenação criminal por um órgão colegiado, como é o caso da turma do TRF4, torna um candidato inelegível. A lei foi sancionada pelo próprio Lula em 2010.

A defesa do ex-presidente já informou que vai recorrer da decisão do tribunal à instâncias superiores, como Supremo Tribunal Federal. Além dos efeitos na disputa eleitoral, a eventual condenação de Lula pelo TRF4 vai antecipar a discussão sobre a possibilidade de ele ser preso já em 2018.

A previsão é de criminalistas que acompanham o caso de perto. As informações são da colunista da Band News FM, Monica Bergamo. Se condenado Lula pode ter a prisão determinada pelo próprio tribunal. Caso a corte seja omissa, a ordem de detenção pode ser dada pelo juiz Sergio Moro. O petista ainda pode apresentar recursos a tribunais superiores para evitar ser recolhido à prisão. (Band)




Compartilhe 📣
loading...
Patrocínio
Patrocínio
Patrocínio

Patrocínio