Jornal O Globo aponta Renato Portaluppi, como o melhor treinador de 2018
Connect with us

Esportes

Jornal O Globo aponta Renato Portaluppi, como o melhor treinador de 2018

Publicado há

em

Créditos da foto da notícia: Foto: Mateus Bruxel.

Segundo a Fifa (entidade máxima do futebol mundial), a Bélgica é a seleção do ano, seguida por França e Brasil. De acordo com a ATP (Associação de Tenistas Profissionais), os melhores do esporte em 2018 foram Djokovic, Nadal e Federer, nesta ordem. Entre quem discorde e quem concorde, os rankings, além de causar polêmicas, apontam tendências no esporte.

O “Ranking de Treinadores O Globo/Extra”, publicado pela primeira vez na sexta-feira (28), aponta que Renato Portaluppi, com dois títulos e 62,3% de aproveitamento à frente do Grêmio, foi o melhor técnico do Brasil em 2018.

A pesquisa leva em conta todos os jogos oficiais dos treinadores que dirigiram clubes das Séries A ou B nos últimos 12 meses. Cada vitória ou empate é pontuada de acordo com a dificuldade da competição e fase disputada. Títulos e objetivos na temporada também contam para que os “professores” subam de posições no ranking, que analisou o trabalho de 77 treinadores.




Cariocas são coadjuvantes

Leia:
Em alerta nas redes sociais, Santos pede que preconceituosos e xenófobos deixem de torcer para o time

A média de pontos por mês trabalhado de cada profissional é outro item considerado, o que garante equilíbrio entre treinadores que fizeram uma curta, porém boa temporada — como Felipão, segundo colocado com apenas cinco meses de Palmeiras —, e técnicos que trabalharam toda o ano, como Mano Menezes, do Cruzeiro, que ficou em terceiro. Tiago Nunes, do Athletico, fecha o G-4, só com gaúchos.

Tal qual o ranking da Fifa, o levantamento terá atualizações mensais. E como na classificação da ATP, considerará sempre os últimos 12 meses.O torcedor poderá, ao longo da temporada, comparar o desempenho do técnico do seu time com os rivais, bem como saber como foram as opções disponíveis no mercado no último ano.

Leia:
Fora de casa, o Grêmio vence o Atlético-MG e sobe na tabela do Brasileirão

Atualmente, os times cariocas não são protagonistas no ranking. Zé Ricardo, do Botafogo, em 8º, é o melhor colocado, seguido por Alberto Valentim, 15º. Contratados para 2019, Abel Braga, do Flamengo, é 30º, enquanto Fernando Diniz amarga a 52ª colocação devido ao mau desempenho no Athletico este ano. (O Sul)

loading...
Patrocínio