Instituto Psiquiátrico Forense promove evento pelo Dia Mundial da Saúde Mental – Porto Alegre 24 Horas
Connect with us

Notícias

Instituto Psiquiátrico Forense promove evento pelo Dia Mundial da Saúde Mental

Publicado há

em




O Instituto Psiquiátrico Forense (IPF) promoveu, nesta terça-feira (10), Dia Mundial da Saúde Mental, o evento Territórios de Liberdade I, para mostrar as atividades dos pacientes nos diversos projetos de educação e cultura existentes no estabelecimento, como pintura e música. Também foi aberta a primeira exposição de obras de arte, com 57 telas pintadas pelos internos durante o projeto Artinclusão.

O evento teve apresentações musicais, mesas de debates, um coquetel com entrega dos certificados de participação e uma roda de conversa com os pacientes que pintaram as telas expostas. O público também pode participar de uma aula de pintura no atelier do projeto Artinclusão, que é patrocinado pela Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas (Vepma).



Para o juiz da Vepma, Luciano André Losekann, este é um dia especial de luta pela saúde mental. “O IPF foi criado em 1925 e reúne aquelas pessoas que cometeram algum delito em função do transtorno mental. Antigamente essa pessoa era apartada da sociedade, do convívio. De uns 40, 50 anos pra cá, vem se fazendo um esforço para mostrar que essas pessoas não podem ser afastadas da sociedade”, lembrou.

Leia:
Equipes da prefeitura realizam serviços em 17 praças nesta quarta-feira

A diretora geral do IPF, Patrícia Goldfeld, agradeceu o apoio dos parceiros, da Vepma, da equipe da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos. “Nós temos uma preocupação em aproximar as famílias desses pacientes. Temos elaborado projetos para que essas pessoas possam se reintegrar à sociedade, recuperar sua capacidade de trabalho, de convívio social, da melhor forma possível”, explicou.

As obras permanecem expostas no estabelecimento e podem ser adquiridas. Os preços variam entre R$ 50 e R$ 170. Para mais informações, o contato de ve ser feito pelo email [email protected].


loading...
Patrocínio