Iluminação deixa Piratini com as cores do Rio Grande na Semana Farroupilha – Porto Alegre 24 Horas
Connect with us

Notícias

Iluminação deixa Piratini com as cores do Rio Grande na Semana Farroupilha

Efeito de linhas verticais em verde, vermelho e amarelo é produzido por 22 refletores

Publicado há

em

Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

Liberdade, Igualdade e Humanidade. Com a chegada do dia 20 de setembro, o povo gaúcho contempla suas referências históricas. O lema, que hoje faz parte do brasão do Rio Grande do Sul, por exemplo, foi adotado através da Constituição Estadual de 1891, obra do ex-governador positivista Julio de Castilhos.

Outro elemento indissociável da nossa cultura é a bandeira, que teria surgido durante a Revolução Farroupilha, entre 1835 e 1845, e adotada oficialmente em 1891, junto com o brasão. Segundo alguns historiadores — pois não há uma versão definitiva sobre o tema —, o verde significaria a mata dos pampas, o vermelho simbolizaria o ideal revolucionário e o amarelo representaria as riquezas do território gaúcho. Independentemente de qualquer controvérsia, virou tradição estampar essas três cores nos eventos alusivos aos Festejos Farroupilhas.

Leia:
Caixa recua e desiste de aumentar jornada dos funcionários

O Palácio Piratini não fica de fora da celebração. No mês de setembro, a arquitetura neoclássica de tons acinzentados ganha as cores da bandeira gaúcha. Linhas verticais em verde, vermelho e amarelo, resultado da instalação de 22 canhões refletores de 1.000 watts, se tornaram atração para quem passa pelo Centro de Porto Alegre à noite.

“Essa iluminação foi feita para destacar ainda mais os elementos ornamentais da fachada, como acessos, colunas e estatuárias. Isso valoriza o patrimônio histórico”, explica Maria Clara Bassin, coordenadora da Assessoria de Arquitetura do Palácio Piratini.

Para o governador Eduardo Leite, o Palácio iluminado com as cores do Rio Grande do Sul representa uma justa homenagem do governo às nossas culturas e tradições. “Cultivar as nossas raízes, como fazemos ao longo da Semana Farroupilha, é também uma forma de reafirmar a nossa identidade como um povo virtuoso e batalhador”, enfatiza o governador.

Leia:
Governo repartirá 7 bilhões de reais do ICMS entre as quase 500 prefeituras gaúchas no ano que vem

Quem ainda não conseguiu admirar a iluminação especial deve se apressar. Os canhões refletores ficarão no Palácio até o domingo (22/9).

Patrocínio