Hospital de Pronto Socorro comemora 75 anos com atrações especiais – Porto Alegre 24 Horas
Connect with us

Saúde

Hospital de Pronto Socorro comemora 75 anos com atrações especiais

A instituição possui unidade de queimados referência para o Estado e a única UTI de trauma pediátrico do Rio Grande do Sul

Publicado há

em

Foto: Robson da Silveira / SMS

Apresentações de violino, dança gauchesca e tai chi chuan integraram, nesta quinta-feira, 18, a comemoração dos 75 anos de assistência pública do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS), sempre enfatizando o atendimento voltado às urgências e emergências, no trauma agudo. Também foi reinaugurada a placa em homenagem a Theodor Herzl, jornalista judeu austro-húngaro que liderou o movimento pela criação do estado de Israel e dá nome ao largo onde se localiza o hospital.

Com atendimento 100% SUS, o HPS está integrado à rede de saúde da Capital. Anualmente, são prestados mais de 300 mil atendimentos em 22 especialidades, gerando mais de 5 mil internações hospitalares. Mais de 20% dos pacientes provêm dos mais diversos municípios, por se tratar de um dos mais importantes hospitais de trauma do Estado.

Leia:
Novo vírus HIV é descoberto pela 1ª vez em vinte anos

Hospital de referência – A instituição possui unidade de queimados referência para o Estado e a única UTI de trauma pediátrico do Rio Grande do Sul. É hospital premiado pelo Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde e pela Central de Regulação do Rio Grande do Sul. Além de ser um hospital referência na assistência em emergência e trauma, o HPS é um centro formador de novos profissionais, com residência médica nas áreas de cirurgia geral, cirurgia do trauma e emergência, psicologia hospitalar e residência multiprofissional, que reúne enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e assistentes sociais, formando profissionais habilitados para atuar em casos críticos que necessitam de cuidado imediato.
[in_article]
A residência em cirurgia do trauma, por exemplo, começou em 1992 e foi precursora no Brasil. O hospital foi pioneiro ainda ao criar a primeira residência de medicina de emergência, em 1996. Em outubro de 2015, as principais entidades médicas do Brasil reconheceram a medicina de emergência como especialidade a partir do ineditismo do HPS.

Leia:
Aeroporto de Porto Alegre ganha terminal de ônibus e vans

Administrado pela Secretaria Municipal de Saúde, o HPS localiza-se no Largo Theodor Herzl, s/nº, bairro Bom Fim, em Porto Alegre. As origens da instituição começaram em maio de 1898, quando foi inaugurada a Assistência Pública Municipal, inicialmente localizada no Paço Municipal. A criação do hospital com o modelo de cuidado que permanece até hoje ocorreu em 19 de abril de 1944, unindo atendimento, ensino e produção científica, sempre com assistência gratuita à população de Porto Alegre, bem como de várias cidades do Estado. (PMPA)

Patrocínio