Hoje começam as atividades do Acampamento Farroupilha em Porto Alegre – Porto Alegre 24 Horas
Connect with us

Cultura

Hoje começam as atividades do Acampamento Farroupilha em Porto Alegre

Publicado há

em

Compartilhe 📣




As porteiras do Acampamento Farroupilha já estão abertas. Ainda que a abertura oficial do evento ocorra somente na próxima quinta-feira, a maior festa dos gaúchos tem programação em andamento. Os primeiros churrasccos nos piquetes ocorreram no final de semana. Além disso, alguns dos projetos culturais estão sendo executados e avaliados pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). A expectativa é de que o movimento ganhe intensidade a partir desta segunda-feira. Entre os frequentadores estarão os bombeiros, que até a quarta-feira (6) realizarão a vistoria do Acampamento Farroupilha.

Segundo o presidente do MTG, Nairo Callegaro, a estrutura do evento está praticamente pronta, faltando apenas alguns ajustes. “Está tudo encaminhado. Tem sido muito tranquilo. Temos atingido todos os objetivos do cronograma”, afirmou o presidente. Ele e outros integrantes do MTG realizaram uma vistoria prévia durante o dia de ontem. “É uma orientação sobre as coisas básicas, como as sinalizações de saída e os extintores”, disse.

A consciência dos participantes de que o novo modelo do Acampamento apresenta algumas dificuldades é um dos fatores que Callegaro apontou como benéfico para que a edição seja bem sucedida. “Estão todos conscientes das dificuldades. Temos que vencer juntos os obstáculos”, ressaltou. Durante o dia de ontem, o movimento demonstrou uma prévia do que deve ser os próximos dias. “Muitos acampados estão prontos e recebendo visitantes”, afirmou.


Entre os piquetes que estão prontos e abertos está o Quatro Costados. O patrão João Antônio Brasil já contabiliza dois churrascos. O primeiro foi o de inauguração, no sábado, e o outro no domingo. “Nosso piquete é uma reunão de amigos”, afirmou. O espaço foi criado por quatro amigos em 1998, e receberá os visitantes desta edição que quiserem conhecer a história do general Antônio de Souza Netto, e sua participação na Guerra dos Farrapos. “Temos as datas específicas de quando receberemos os visitantes para fazer a apresentação”, comentou.

O piquete Quatro Costados é um dos demonstram o esforço redobrado para que o Acampamento seja realizado com a mesma força das outras edições. “O custo está diferenciado”, contou Brasil. Para montar o piquete, o grupo gastou entre R$ 8 mil e R$ 10 mil, levando ainda em consideração o aproveitamento de madeiras utilizadas em outros anos. “Há um custo diferente para estacionamento, banheiros, aluguel do espaço, entre outras coisas. Vamos ver os gastos reais somente durante os festejos”, alegou.

O primeiro evento que deverá mobilizar centenas de pessoas é o primeiro dos onze bailes que serão promovidos pelo MTG. Ele será na quarta-feira, no Centro de Eventos. No dia seguinte, ocorre a abertura oficial do Acampamento Farroupilha. (Correio do Povo)



Compartilhe 📣
loading...
Patrocínio
Patrocínio
Patrocínio

Patrocínio