Guarda Municipal recebe capacitação para uso de gás químico
Connect with us

Polícia

Guarda Municipal recebe capacitação para uso de gás químico

Esse equipamento oferece mais um elemento que pode ser utilizado em ocorrências em que seja necessário o emprego do uso da força

Publicado há

em

Foto: SMSEG/PMPA
Um grupo de 22 agentes da Guarda Municipal foi capacitado para uso de espargidores – gás químico – utilizado em ações de controle de distúrbios civis. Ministrado pelos agentes penitenciários Juliano Manuel Moro e Christian Rosa Borges, do Grupo de Ações Especiais da Susepe (Gaes), o curso ocorreu nessa quarta-feira, 18, na Escola de Formação e Especialização da Guarda Municipal, na Capital.
A formação teve o objetivo de habilitar os agentes para utilização de espargidores de pimenta Max GL108, de gás lacrimogêneo MaxGL108/CS e de pimenta espuma GL108/E, que são instrumentos de menor potencial ofensivo. “Os espargidores auxiliam na contenção de infratores ou indivíduos conforme a situação estabelecida, de forma a minimizar qualquer tipo de lesão, sem o uso de armas letais”, explica Moro.
Para o secretário municipal de Segurança, Rafael Oliveira, a habilitação do efetivo nesse equipamento oferece mais um elemento que pode ser utilizado em ocorrências em que seja necessário o emprego do uso da força, como por exemplo, no enfrentamento de distúrbios civis.
Escola de Formação – A escola é responsável pela elaboração, execução e acompanhamento de todos os cursos, treinamentos e formação dos agentes da Guarda Municipal. Também fiscaliza e acompanha os assuntos relacionados às avaliações psicológicas para o porte de arma. (PMPA)
Leia:
Brigada Militar prende integrantes dos Bala na Cara que se exibiam com armas em vídeos na internet
Patrocínio