Grohe, Geromel, Arthur, Luan e Edílson têm chances de disputar a Copa, declara Tite – Porto Alegre 24 Horas
Connect with us

Esportes

Grohe, Geromel, Arthur, Luan e Edílson têm chances de disputar a Copa, declara Tite

Publicado há

em

Compartilhe 📣





Marcelo Grohe, Pedro Geromel, Arthur, Luan e Edílson têm chances de disputarem a Copa do Mundo. O técnico da seleção, Adenor Bachi, o Tite, em entrevista exclusiva para a Rádio Guaíba neste domingo, declarou que estes jogadores, em razão das suas atuações individuais aliada ao desempenho do Grêmio na Libertadores (campeão) e Mundial (vice) os credenciaram para seguirem sendo observados de perto.

“Todos eles foram crescendo ao longo dos jogos, atuaram em partidas de extrema pressão com um grande nível técnico e tático, pode ter certeza de que isso conta”. Tite lamentou a lesão sofrida por Arthur na final da Libertadores. “Foi uma pena e agora ele tem o desafio de retomar o nível que estava quando se machucou.  Dos cinco, Edílson é o único que deixou o Tricolor. O lateral-direito atua agora pelo Cruzeiro.




Tite deixou claro de que não existe nenhum esboço de grupo fechado (apenas 23 jogadores irão para a Rússia). Segundo ele, é o trabalho diário de cada atleta que vai determinar quem vai para a Copa. “O que cada um deles vem fazendo nos clubes, na Seleção (caso algum já tenha sido convocado anteriormente), o nível técnico e tático no momento de fechar a lista, tudo contribui para a decisão”. O técnico, no entanto, deixou claro que jogador sem estar 100% fisicamente e clinicamente está fora: “Sem condição física não será chamado, pode esquecer”.

O sonho: jogar num grande clube

Multicampeão, Tite venceu Libertadores, Brasileiro e Mundial de Clubes com o Corinhtians; Copa do Brasil com o Grêmio e Sul-Americana com Inter, sem contar em estaduais e outros campeonatos. Mas, engana-se quem pensa que caxiense sempre sonhasse em dirigir clubes de futebol. “Eu sonhava em jogar num grande clube, quase vim parar no Inter. Teve um jogo em que fiz gol pelo Caxias e estava perto de ser contratado, mas acabei atuando na Portuguesa e depois no Guarani e encerrei minha carreira de forma precoce em razão da sequência de lesões, algumas delas sérias. Eu não imaginava em ser treinador, foi algo circunstancial.”



A realidade: grande treinador

Formado em Educação Física, Tite teve sua primeira oportunidade como técnico no Guarani de Garibaldi. Rodou por outros clubes e neste ínterim trabalhou também como comentarista. “Nesse período comecei a prestar mais atenção a questões táticas, onde fui sempre um autodidata”. O destaque veio em 2000, campeão gaúcho com o Caxias em cima do Grêmio. Tite diz que tem a vantagem de ser um “ex-boleiro” e isso ajuda na comunicação com os atletas. “Eu posso estar falando em termos táticas, mas dentro do vestiário eu uso outro linguajar, outra entonação e os jogadores entendem de forma didática”. Aí, sim, o sonho mudou. Ao invés de jogar num grande clube, dirigir um grande clube. E Tite teve. O currículo não deixa dúvidas.

Ver imagem no Twitter




Seleção Brasileira

Em 2012, no comando Corinhtians, venceu a Libertadores derrotando o poderoso Boca Juniors na final. E no Mundial, diante do multimilionário Chelsea, conquistou o campeonato. “Ali, naquele momento, eu me credenciei para ser treinador da Seleção, eu me conscientizei que estava habilitade para isso”.

Eliminatórias

Tite admite que ficou surpreso com o desempenho do Brasil. “O resultado é algo que, às vezes, é acidental. Podemos sofrer uma pressão e numa bola acertar o gol. Se tu foi superior tecnicamente e taticamente, isso é o que diferencia e o Brasil manteve um alto nível”. O desafio na Copa, afirma, é manter o desempenho. Sobre sua estreia no comando do Brasil, diante do Equador, em Quito, confidenciou que a “perna tremeu” nos primeiros momentos. “Tu pensa em tudo que viveu até chegar ali, desde o Guarani de Garibaldi”.

Rivais na Copa

Ele afirma que Brasil, Alemanha, França e Espanha estão um degrau acima neste momento. Mas ressaltou que Argentina, com Messi, e a Bélgica podem surpreender. (Correio do Povo e Rádio Guaíba)




Compartilhe 📣
loading...
Patrocínio
Patrocínio
Patrocínio

Patrocínio