Governadores do Sul e do Sudeste pedem repasse do pré-sal ainda para 2019 – Porto Alegre 24 Horas
Connect with us

Política

Governadores do Sul e do Sudeste pedem repasse do pré-sal ainda para 2019

Em Santa Catarina, Eduardo Leite também reforçou que os estados estão se preparando para internalizar normas da PEC paralela da previdência

Publicado há

em

Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

Os governadores dos sete estados das regiões Sul e Sudeste do Brasil reivindicaram a distribuição, ainda neste ano, dos recursos da cessão onerosa do pré-sal. O quinto encontro do consórcio aconteceu em Florianópolis, capital catarinense.

Um megaleilão dos excedentes de barris de petróleo do pré-sal está previsto para acontecer no dia 06 de novembro. De R$ 73 bilhões, 15% deverão ficar com os estados, 15% com os municípios e 3% com o Rio de Janeiro, estado produtor. O governador de São Paulo, João Doria, destacou a mobilização do consórcio no Congresso para que houvesse um equilíbrio maior da partilha dos recursos.

A expectativa é de que, com o megaleilão, o Rio de Janeiro arrecade em torno de 2.300 bilhões de reais. Já São Paulo deve receber aproximadamente 630 milhões de reais e o Rio Grande do Sul 450 milhões.

Leia:
Governo brasileiro já avalia impacto de eventual saída do Mercosul

Na reunião do consórcio, o governador gaúcho Eduardo Leite também falou de outra pauta comum aos estados do Sul e do Sudeste: a reforma da previdência.

“Já começamos a trabalhar, cada um de acordo com as necessidades que tem. No caso do Rio Grande do Sul, nós já estamos inclusive debatendo com a comunidade gaúcha, com os servidores. Apresentamos há duas semanas aos sindicatos o que nós pretendemos de alteração”, disse Leite.

O encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste resultou em uma carta, onde foi destacada, por exemplo, a importância da votação, com as emendas propostas pelos Estados, do projeto que trata da revisão da Lei do Teto de Gastos, do Plano de Equilíbrio Fiscal e de alterações na Lei de Responsabilidade Fiscal. (Jônatha Bittencourt | Band)

loading...
Patrocínio