Gatos em ambientes pequenos? Saiba como evitar o estresse nos animais! – Porto Alegre 24 Horas
Connect with us

Notícias

Gatos em ambientes pequenos? Saiba como evitar o estresse nos animais!

A introdução de comedouros funcionais, que exigem raciocínio e tempo, são excelentes para melhorar o bem estar”, ensina.

Publicado há

em

Freepik

A população felina está aumentando nos lares brasileiros. Geralmente, as pessoas que optaram por morar em ambientes pequenos tendem a adotar gatinhos com a ideia de que eles vivem tranquilos nesses tipos de ambiente. Mas a realidade é que nem sempre esses animais se adaptam a lugares pequenos.

Ambientes menores e sem acesso a áreas externas, como jardins, podem contribuir para que os “bichanos” fiquem doentes por conta do estresse. Gatos são animais com um instinto caçador, gostam de ter contato com a natureza e são territorialistas, o que os torna suscetíveis ao esse transtorno.

De acordo com a veterinária especializada em felinos Alice Carvalho, esse mal estar pode fazer com que o gato desenvolva sérias patologias, como inflamação crônica da bexiga, vômitos crônicos, lambedura excessiva e agressividade. No entanto, segundo a especialista, existem estratégias fáceis para lidar com o problema.

Leia:
"Segredo especial": Ivete revela truque para fazer gêmeas dormirem à noite

“O tutor pode verticalizar o ambiente, instalando prateleiras e brinquedos na parede. Além disso, brincadeiras com o dono e escovação da pelagem podem minimizar o estresse por confinamento. E a introdução de comedouros funcionais, que exigem raciocínio e tempo, são excelentes para melhorar o bem estar”, ensina.

Alice lembra que gatos pequenos podem ser acostumados a utilizarem coleira, assim, o tutor pode levá-los para passeios diários ou semanais, o que ajuda melhorar o quadro.

“Saídas podem ser uma boa estratégia se o gato é acostumado e tolera passear”, conta.

Mas, aos bichanos que não são fãs de coleira, a veterinária sugere brincadeiras que imitam e lembram o comportamento de caça dos felinos. Elas podem auxiliar na atividade mental e física. O tutor não precisa gastar muito para isso. (Metrópoles)

Patrocínio