Fundação Iberê Camargo promove três dias de atividades gratuitas – Porto Alegre 24 Horas
Connect with us

Cultura

Fundação Iberê Camargo promove três dias de atividades gratuitas

Publicado há

em





A Fundação Iberê Camargo (Av. Padre Cacique, 2000), em Porto Alegre, promove atividades gratuitas neste final de semana e também na segunda-feira. A programação destes três dias contempla música ao pôr do sol, performances, seminários e cinema.

No sábado, uma nova edição do Seminário A Forma das Coisas Por Vir contará com a palestra “Agulhas para desativar bombas: arte, utopia e psicanálise”, com o professor do Departamento de Psicanalise e Psicopatologia da UFRGS, Edson Sousa. A atividade, que abordará a relação da utopia com o futuro, ocorre a partir das 15h e para participar é necessário se inscrever pelo e-mail [email protected] (cada inscrição é válida apenas para um encontro).

Já às 16h, inicia a segunda temporada de VÉSPER, programação musical ao entardecer que tem curadoria de Leo Felipe. Desta vez, o convidado é o DJ e produtor Giancarlo Lorenci, também conhecido como Hypnorder. Formado em Artes Visuais pela FAAP, em São Paulo, ele explora o campo híbrido da criação contemporânea, combinando elementos visuais e sonoros através da realização de instalações e experimentos diversos.



O artista e pesquisador Bruno Mendonça dá início ao RODA, às 17h. O trabalho de Bruno parte de uma noção de texto expandido, onde investiga questões narrativas e discursivas. Sua produção volta-se, de maneira geral, para as questões sócio-políticas e econômicas, relacionando tanto as problemáticas que envolvem o campo da cultura e suas questões institucionais e mercadológicas, quanto movimentos micropolíticos. Dentro desse campo de pesquisa e atuação o artista tensiona noções de gênero, mídia, entre outros.

Na sequência, às 18h, Mendonça apresenta uma performance do Projeto Beatnik, realizado desde 2007 no qual o artista investiga a linguagem do spoken word e as relações entre música e artes visuais. No Iberê, será apresentando o Live P. A. “antropogayfágico”, no qual abordará questões que envolvem a própria Fundação, assim como o momento problemático que vivemos em escala local/global.

Já no domingo, as atividades iniciam às 15h com a performance-improviso Riscos no Ar, com a música e artista plástica Carina Levitan. Ao lado de Guilhermo Ceron, ela apresenta composições autorais cercadas por objetos sonoros. Crianças e adultos serão convidados a participar da experimentação sonora e improvisação junto com os músicos do projeto.



Às 16h, o Cine Iberê apresenta “Globo de Prata” (1988), do diretor Andrzej Zulawski. O filme polonês de ficção científica é baseado no livro homônimo escrito por Jerzy Zulawski e foi indicado ao prêmio de melhor filme do cinema fantástico em 1989. Conforme a sinopse, um pequeno grupo de exploradores cósmicos deixa a Terra para encontrar liberdade e começar uma nova civilização. O que eles não conseguem perceber é que dentro de si mesmos carregam o fim do seu próprio sonho. Muito tempo depois, seus descendentes vivem em uma cultura primitiva onde criaram seus próprios mitos e costumes. Dividida em diversas classes e agora escravizada, esta nova sociedade espera a vinda de um messias. Pra fechar o domingo, às 16h a DJ Paula Vargas, diretora criativa da ONNi e curadora musical da plataforma Superplayer, comanda o VÉSPER.

Na segunda-feira, às 19h, ocorre outro encontro do Seminário A Forma das Coisas Por Vir, com fala de Fábio Gandour, cientista-chefe do Laboratório de Pesquisa da IBM Brasil. Gandour fará uma apresentação sobre Computação Cognitiva e como esta nova forma de usar computadores pode interferir na criação do saber no futuro. Inscrições pelo e-mail [email protected] (Correio do Povo)



Leia:
Rodrigo Faro é detonado por questionar audiência durante homenagem a Gugu
loading...
Patrocínio