Frio faz procura por abrigos crescer em Porto Alegre – Porto Alegre 24 Horas
Connect with us

Notícias

Frio faz procura por abrigos crescer em Porto Alegre

Publicado há

em

Compartilhe 📣





Com a chegada do frio nos últimos dias, muitos moradores de rua passaram a procurar acolhimento em albergues e abrigos de Porto Alegre. A possibilidade de geada, a partir de domingo, e as previsões de temperaturas abaixo dos 15°C nos próximos dias resultaram em maior movimento nesses locais. A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) garante que não há superlotação nos locais oferecidos pela Prefeitura. Ao todo, são 445 vagas em três albergues.

Assistente social do Albergue Dias da Cruz, na avenida Azenha, Joseane Menegotto explica que em épocas de baixas temperaturas, a demanda por vagas aumenta naturalmente. “Quando atingimos a lotação, se formam filas de espera com até 15 pessoas. Mesmo assim, conseguimos distribuir cobertores a todos eles”, ressalta. No local são oferecidas cem vagas: 62 a homens e 38 a mulheres e crianças.




Os abrigados não reclamam. Recebem uniformes, camas e lençóis limpos. E têm direito a janta e banho quente, além de atendimento médico. “A nossa ideia é ajudar na reinserção social”, completa Joseane.

Após seis horas na fila por uma vaga no albergue Dias da Cruz, o marceneiro Luiz Fernando Castro Bento garantiu a chance de dormir numa cama confortável e com cobertor. Aos 56 anos, o autônomo se postou em frente à porta do local às 14h. Segundo Bento, o sacrifício vale a pena: “Como hoje (sexta) é o primeiro dia do cadastro, é preciso chegar cedo para assegurar vaga. É um local bem organizado e acolhedor. É muito melhor que dormir na rua, passar frio e ser roubado”.




Compartilhe 📣
loading...
Patrocínio
Patrocínio
Patrocínio

Patrocínio