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Família do Grupo Todeschini diversifica com oliveiras

Novo negócio liderado pela terceira geração da família aposta na produção de azeite de oliva local de alta qualidade

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Foi numa véspera de Natal que José Eugênio Farina contou a história que daria início à Azeite Puro, marca gaúcha de azeite de oliva. Depois de lembrar algumas passagens de vida e fatos marcantes da sua trajetória como empresário, Eugênio tirou do bolso um pequeno pedaço de papel, rasgado de um canto de caderno e disse para os netos, reunidos na sala: “Já existem alguns produtores de azeite de oliva aqui no Estado. Eu andei lendo a respeito e acho que esse vai ser o próximo grande produto agrícola do Brasil”.

José Eugênio Farina é fundador da Todeschini, uma das maiores fábricas de móveis da América Latina. Hoje, com 94 anos, o empreendedor segue participativo nos negócios da família.

Bastou poucos meses depois daquele Natal para a terceira geração da família fazer das palavras do Vô Geninho uma realidade. Foram até ele e disseram que gostariam de seguir em frente com o projeto. O plano é desenvolver a terceira geração para estar ainda mais preparada para a gestão desta e outras empresas do grupo no futuro.

Crédito Foto: Divulgação

Depois de alguns anos de estudo e pesquisa, com viagens para países como Espanha, Portugal e Uruguai, visitando produtores e fábricas, a Azeite Puro lança no mercado seu primeiro lote de azeite de oliva extravirgem. Focado na produção de alta qualidade, a marca gaúcha acredita que assim como o caminho trilhado pelos vinhos brasileiros, o próximo produto a ganhar destaque e reconhecimento nacional será o azeite de oliva produzido em terras gaúchas: “O azeite, diferente do vinho, não envelhece bem. Portanto quanto menor a manipulação e mais local for a produção, maior será a qualidade” afirma Liliane Farina, uma das sócias à frente da marca. As plantações que ficam na cidade de Cachoeira do Sul, recebem uma atenção especial. Sendo essenciais para um bom resultado ainda, a escolha das melhores mudas assim como os cuidados com o solo e a poda.

O negócio tem a participação dos 8 primos da terceira geração reunidos naquela noite: Liliane, Rafael, Felipe, Fernando, Letícia, Patrícia, Gabriel e Eduardo. Já a segunda geração da família está envolvida através do conselho da empresa.

O azeite, um blend das azeitonas Arbequina, Arbosana e Picual já é encontrado em empórios, casas especializadas e armazéns. Em abril de 2020 chega a nova safra, com volume estimado em mais de 4 mil litros. Com o pomar crescendo, essa capacidade produtiva terá aumento exponencial, ultrapassando os 100 mil litros na próxima década. “Dizer que o consumo de azeite de oliva pelos brasileiros deve aumentar em cinco, dez vezes o número atual não é nenhuma loucura quando comparamos com os índices de consumo em países como Grécia, por exemplo. Queremos participar dessa mudança de mercado” afirma Rafael Farina, responsável pelo marketing da empresa.

Ainda em 2019 a marca começa a fazer vendas pelo e-commerce. Para 2020 a intenção é chegar fisicamente aos pontos de venda no Rio e São Paulo. E nos próximos anos estar presente em todo território nacional.


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