Evento no Renascença exalta o samba autoral do Rio Grande do Sul

Cultura

Evento no Renascença exalta o samba autoral do Rio Grande do Sul

Sete intérpretes apresentarão, cada um, três composições intercaladas
Foto: Acerco Canal Rede RVC

O Teatro Renascença (av. Erico Verissimo, 307) será palco de um espetáculo de samba 100% autoral. Trata-se da Gala Vozes do Samba que reúne sete intérpretes apresentando composições suas e de parceiros de estrada. A apresentação será na quinta-feira, 21, às 19h, e vai mostrar que o Rio Grande do Sul faz samba de qualidade.

Realização do Canal Rede RVC do YouTube e Jornal da Dança – 30 anos, o evento faz parte do projeto Vozes do Samba do jornalista e ex-bailarino Edézio Paz, que em seu retorno ao Rio Grande do Sul, após quase 40 anos vivendo e trabalhando a cultura do Rio de Janeiro, viu o grande potencial do intérprete gaúcho no samba. Do evento realizado em abril, no Teatro do CIEE, a produção escolheu grandes vozes que por lá passaram, nascendo assim a Gala Vozes do Samba. O projeto tem a curadoria da jornalista, escritora e produtora cultural Indaiá Dillenburg e direção musical de Mario Dutra, musicista, cantor e compositor. Edézio Paz assina a direção-geral.

Paz destaca que esse evento acontecerá anualmente em Porto Alegre em novembro, sempre tendo intérpretes que se destacarem no Vozes do Samba a ser realizado no primeiro semestre. “O Vozes do Samba acontecerá mediante inscrição, tendo convidados especiais e artista homenageado. Já a Gala Vozes do Samba acontecerá com os artistas que se destacarem no Vozes”. Este projeto conta com o apoio cultural da Prefeitura de Porto Alegre, pela Secretaria Municipal da Cultura.

De acordo com o secretário de cultura, Luciano Alabarse, iniciativas como essa são bem-vindas, pois o samba é uma das expressões populares amadas em todo país. “É um ritmo que convida à confraternização. Tem a função de trazer alegria e esperança, sentimentos necessários atualmente”, diz. Alabarse destaca ainda que o samba do Rio Grande do Sul é muito significativo. “O gaúcho tem uma maneira muito peculiar de cantar e viver o samba. Então, que seja o Teatro Renascença, um espaço público, a receber uma manifestação tão genuína, evidentemente popular. É importante trazermos essas manifestações, esse gênero para todos os espaços”.

O espetáculo terá início às 19h, com apresentação dos mestres-salas e porta-bandeiras das Escolas de Samba Bambas da Orgia, de Porto Alegre e Império do Sol, de São Leopoldo. Após, os sete intérpretes, seis mulheres e um homem, apesentarão cada um três composições intercaladas.

Os artistas Gala Vozes do Samba em ordem alfabética: Ana Cléa, Ana Sauri, Guaíra Soares, Luciara Batista, Mario Dutra, Renata Pires e Wal Gonçalves.

Gala Vozes do Samba
Quinta-feira, 21, às 19h
Teatro Renascença (Av. Érico Veríssimo, 307 – Azenha)
Ingresso: R$ 40 (quem levar 1kg de alimento não perecível concorre a um brinde)

Patrocínio
Patrocínio

Desenvolvido por: