Espetáculo Revolução Farroupilha reúne mil crianças no Theatro São Pedro – Porto Alegre 24 Horas
Connect with us

Cultura

Espetáculo Revolução Farroupilha reúne mil crianças no Theatro São Pedro

Publicado há

em

Compartilhe 📣

Créditos da foto da notícia: Foto: Giulia Secco/CMPA.

Aplausos, gritos de incentivo, risos e olhares atentos. Foi assim que cerca de mil crianças e adolescentes de 20 escolas da rede pública municipal acompanharam, na tarde desta terça-feira (18/12), as duas sessões do espetáculo Revolução Farroupilha – Uma História de Sangue e Metal, no Theatro São Pedro. Ambas as apresentações, às 14h e às 16h, tiveram a plateia central lotada e parte do público foi acomodada nas galerias superiores.

Na abertura do espetáculo, o presidente da Câmara, vereador Valter Nagelstein (MDB), lembrou que o Theatro São Pedro foi inaugurado alguns anos depois do fim da Revolução Farroupilha, em 1858. Ao relembrar a Guerra dos Farrapos e outros momentos da história do Rio Grande do Sul e da capital gaúcha, destacou que a realização do espetáculo, que retrata parte destes feitos, foi um sonho que se realizou. “Apesar das críticas, este sonho redundou num investimento histórico da Câmara em cultura. Tudo foi pensado para levar cultura para quem não tem acesso. Poder trazer para dentro do teatro crianças da rede pública nos gratifica mais ainda, porque geralmente elas não têm acesso a isso.” Nagelstein também agradeceu os parceiros que proporcionaram a realização do espetáculo desta terça-feira: a Fundação Theatro São Pedro, a Associação dos Transportadores de Passageiros – ATP (que disponibilizou os ônibus para buscar e levar os estudantes ao espetáculo) e o Carrefour (que doou lanches para as crianças).




O diretor do espetáculo, Clóvis Rocha, disse que foram feitas algumas adaptações para o Theatro São Pedro, já que a peça havia sido encenada anteriormente numa área maior e a céu aberto (três apresentações na Orla Moacyr Scliar). “Esta é mais uma oportunidade de mostrar o espetáculo em um outro espaço e propiciar que mais de mil crianças possam assisti-lo. Muitas destas crianças estão tendo a oportunidade de conhecer hoje o Theatro São Pedro, um dos maiores palcos da América Latina”, comemorou. Também esteve presente à apresentação o vereador Professor Wambert (PROS).

Escolas participantes

Crianças e adolescentes das seguintes escolas municipais participaram das apresentações no Theatro São Pedro: Paulo Freire, Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, Afonso Guerreiro Lima, Chapéu do Sol, Emilio Meyer, Gabriel Obino, Governador Ildo Meneghetti, Grande Oriente do Rio Grande do Sul, José Loureiro da Silva, José Mariano Beck, Mario Quintana, Neusa Goulart Brizola, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora do Carmo, Porto Novo, Professor Larry José Ribeiro Alves, Professora Ana Iris do Amaral, Saint Hilaire, Timbaúva e Vereador Antônio Giúdice.

Espetáculo

A montagem Revolução Farroupilha, uma História de Sangue e Metal, baseado na obra Revolução Farroupilha, de Luiz Coronel, com ilustrações de Danúbio Gonçalves, venceu edital público da Câmara Municipal, no valor de R$ 350 mil, que selecionou o espetáculo. Foram realizadas cinco sessões gratuitas, todas lotadas: três na nova Orla do Guaíba e duas no Theatro São Pedro.

A apresentação multimídia, dirigida por Clóvis Rocha, reúne núcleos de circo – com Dilmar Messias; danças urbana e contemporânea – com Carini Pereira e Gustavo Silva; folclore gaúcho – com Cláudia Dutra, com o Grupo Andanças; música – com João Maldonado; e teatro – com Jessé Oliveira. No total a apresentação tem o envolvimento de mais de 100 profissionais numa produção de Lucida Desenvolvimento Cultural. (CMPA)


Compartilhe 📣
loading...
Patrocínio
Patrocínio
Patrocínio

Patrocínio