Escola de Música da Ospa abre 69 vagas para jovens instrumentistas e prática coral – Porto Alegre 24 Horas
Connect with us

Cultura

Escola de Música da Ospa abre 69 vagas para jovens instrumentistas e prática coral

Inscrições podem ser feitas entre 14 e 25 de outubro pelo site da Ospa

Publicado há

em

Foto: Itamar Aguiar / Palacio Piratini

Jovens que buscam aperfeiçoar as habilidades com instrumentos musicais ou prática coral terão mais uma oportunidade em 2019. A Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) lança a partir desta segunda-feira, dia 14 de outubro, um novo edital para a seleção de até 69 novos alunos para o Conservatório Pablo Komlós em 2020.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas on-line através do formulário disponível no site da Ospa. É obrigatória a leitura prévia do edital completo, também disponível no site da orquestra, onde está especificada a documentação que deve ser apresentada para a audição. O prazo final é 25 de outubro.

No início de 2019, 107 vagas foram abertas. Neste novo edital, 69 oportunidades são disponibilizadas. Na seleção de instrumentistas, o candidato deve ter, no mínimo, oito anos completos até o início do ano letivo de 2020 e estar comprovadamente matriculado no ensino regular ou ter concluído o Ensino Médio. O músico também deve ter o instrumento pertinente à vaga concorrida.

Leia:
Porto-alegrense da Globo curte post detonando a emissora e diz que foi hackeado

São disponibilizadas as seguintes modalidades:

– violino
– viola de arco
– violoncelo
– contrabaixo acústico tocado com arco
– flauta transversal
– oboé
– clarinete
– fagote
– trompa
– trompete
– eufônio
– tuba
– percussão
– prática coral

Para quem pretende integrar o Coro Jovem da Escola de Música da Ospa, é preciso ter entre 8 e 20 anos e, assim como os instrumentistas, estar comprovadamente matriculado no ensino regular ou ter concluído o Ensino Médio. A seleção nessa categoria disponibiliza vagas para estudantes de baixa renda e para pessoas com deficiência.

O local e o horário dos testes serão encaminhados por e-mail até 1º de novembro, após o encerramento das inscrições. O exame ocorre entre 11 e 22 de novembro. A seleção consiste em uma audição que irá determinar o desempenho musical do candidato, sob avaliação de músicos do Conservatório Pablo Komlós e da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Conforme o documento, é necessário ter domínio da execução do instrumento escolhido, da leitura de partitura musical e tempo disponível para ensaios, que iniciam em 2 de março. As peças que serão avaliadas para cada modalidade podem ser acessadas na ficha de inscrição.

Leia:
Saiba como funciona a Darkflix, a “Netflix” brasileira – e gratuita – de terror

Mais informações pelo telefone (51) 3228-6737 ou pelo e-mail [email protected]

A Escola de Música da Ospa 

Fundada em 1972, a Escola de Música da Ospa – Conservatório Pablo Komlós cumpre função fundamental para o fomento cultural no RS. Promove formação musical gratuita, voltada para músicos de orquestra, oferecendo oportunidade de profissionalização na área. Grande parte dos instrumentistas que hoje integram a Ospa estudaram na instituição, bem como muitos músicos que atuam em outras orquestras ou nas mais diferentes áreas da música, no Brasil e no exterior.

A escola, coordenada por Diego Grendene de Souza, atende em torno de 200 alunos. Todos os professores são instrumentistas da Ospa. Além disso, a instituição conta com grupos orquestrais, regidos por Arthur Barbosa e Wilthon Matos, e com um coro regido por Cosmas Grieneisen. Mantém projetos de inserção social como o Escola da Ospa na comunidade, que leva recitais de grupos de alunos em lugares como hospitais, escolas, lares de idosos e praças, e o Recitais na Biblioteca, que promove apresentações de estudantes avançados na Biblioteca Pública do Estado do RS.

Leia:
Walter Franco morre aos 74 anos

Escola de Música da Ospa – Seleção de novos alunos
Período de inscrições: de 14 a 25 de outubro
Para mais informações, acesse o site da Ospa

loading...
Patrocínio