EPTC retoma operação Ar Puro com apoio da Smams – Porto Alegre 24 Horas
Connect with us

Notícias

EPTC retoma operação Ar Puro com apoio da Smams

Publicado há

em



A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), com apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Smams), retomou na manhã desta sexta-feira, 6, a Operação Ar Puro. Foram vistoriados, pela manhã, na avenida Loureiro da Silva, nove veículos. Sete foram aprovados, dois reprovados. O objetivo da operação é medir a emissão de gases tóxicos de veículos que utilizam o Diesel como combustível e alertar a população sobre a importância de manter em dia a manutenção dos automóveis.

A retomada da fiscalização pela EPTC tem caráter educativo. Para o coordenador da Operação de Transportes da EPTC, Adaílton Maia, é preciso que as pessoas se conscientizem da sua responsabilidade com o meio-ambiente. “Se cada cidadão garantir que o seu veículo esteja em dia, a emissão de poluentes beneficia toda a sociedade”, acrescentou Maia. O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Maurício Fernandes, acompanhou a operação e ajudou na distrbuição de material educativo e reforçou a importância da ação.



São fiscalizados na Operação Ar Puro veículos particulares e públicos, como carros, caminhões, ônibus, vans, entre outros, que sejam movidos a diesel. Até o fim de outubro, os motoristas que tiverem os veículos reprovados no teste serão orientados a resolverem o problema. A partir de novembro, quando houver a identificação de índices irregulares de emissão de poluentes, ocorrerá a apreensão dos documentos do automóvel por cinco dias para que seja regularizada a situação. Para recuperar os documentos, o motorista deverá apresentar laudo técnico de que o problema foi sanado. Tem, ainda, a aplicação de multa. (PMPA)


Leia:
Bota-Fora atende três comunidades nesta terça-feira
loading...
Patrocínio