EPTC rebate pesquisa e diz que Porto Alegre é a 3ª melhor capital no trânsito
Connect with us

Trânsito

EPTC rebate pesquisa e diz que Porto Alegre é a 3ª melhor capital no trânsito

Publicado há

em





A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) rebateu a pesquisa do Índice 99, que aponta Porto Alegre como a segunda pior capital no ranking de congestionamento do país. Segundo Carla Meinecke, diretora técnica do órgão, todos os estudos são considerados, mas a EPTC desconhece os parâmetros usados pela 99.

“Pesquisas servem como balizador geral de identificação de mobilidade, mas essa da 99 é muito específica na comparação de pico com entrepico. Não conhecemos os parâmetros que eles usaram para chegar nesse dado. Nós usamos a pesquisa da TomTom, que mede o trânsito no mundo inteiro e aponta médias gerais. A TomTom mostra que Porto Alegre é a 3ª melhor capital no trânsito entre cidades do mesmo porte”, ressalta.




A empresa TomTom, conforme seu site oficial, tem a missão de informar os usuários sobre o congestionamento para que eles tomem decisões mais inteligentes em seus caminhos. O TomTom Traffic Flow usa informações de milhões de equipamentos de GPS nos veículos e mostra uma visão detalhada e em tempo real da velocidade do trânsito.

Notícia Relacionada:
Multas que geram suspensão da CNH do motorista profissional

De acordo com a pesquisa Índice 99, Porto Alegre está em segundo lugar, entre as dez maiores capitais do País, em um ranking do tempo de viagem em horários de pico. O levantamento ocorreu entre 1º de outubro e 31 de dezembro do ano passado, com base em milhares de corridas efetuadas pelos condutores da 99táxis e da 99Pop, a modalidade de carros particulares da empresa. De acordo com a pesquisa, as viagens na Capital gaúcha em horários de pico podem levar, em média, 74% a mais de tempo do que aquelas em situação de tráfego livre. O monitoramento foi feito 7h e 10h e entre 17h e 20h.



Mapa de fluidez

Notícia Relacionada:
Acidente entre dois caminhões deixa enorme congestionamento na saída de Porto Alegre

Carla destaca que a prefeitura tem uma parceria com o aplicativo da 99 para fazer um mapa de fluidez do trânsito. A parte técnica do estudo, que foi anunciado em março, está em andamento e pretende identificar os principais pontos de problema no trânsito da cidade. Em dois meses, a EPTC pretende divulgar os primeiros resultados. (Rádio Guaíba)



loading...
Patrocínio