Encerrada programação cultural no Viaduto Otávio Rocha
Connect with us

Cultura

Encerrada programação cultural no Viaduto Otávio Rocha

Publicado há

em

Créditos da foto da notícia: Foto: Joel Vargas / PMPA.

Neste sábado, 8, se encerrou a semana de atividades culturais em celebração aos 86 anos do Viaduto Otávio Rocha. O último dia contou com a participação do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama/RS), realizando um ensaio fotográfico com voluntárias da equipe, sob o apoio das Artes Vestíveis, criadas pela artista visual Jeannine Krischke, e também um Flash Mob de sensibilização para a causa da prevenção do câncer de mama. No final da manhã, o público presente pode apreciar um inusitado desfile de chapéus, organizado pelo grupo Confraria dos Chapéus. Na sequência, o movimento FreeWalkPoa, projeto voluntário que tem como objetivo valorizar a cidade, compartilhando histórias por uma perspectiva diferenciada, trouxe dezenas de visitantes para conhecerem o viaduto. O evento é organizado pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), em parceria com a Associação Representativa e Cultural dos Comerciantes do Viaduto Otávio Rocha, o artista plástico Antônio Gerbase, grupo Artistas pelo Viaduto, Caminho dos Antiquários e Associação Comunitária do Centro Histórico.




A funcionária pública Neusa Lehugeur veio da zona Norte da Capital para prestigiar as celebrações no último dia. “Eu li sobre o evento através das redes sociais e resolvi vir. Achei maravilhosa essa iniciativa. Espero que cada vez mais tenham eventos como este, que motivem a ocupação em locais públicos. Todos estão de parabéns”, comenta Neusa. O pesquisador e aluno de doutorado de administração, Israel Machado, classifica o evento como inesperado, pelo esforço e união do poder público e movimentos que visam ao resgate da memória do viaduto. “É muito importante esta integração do Executivo com associações, movimentos e moradores da região. Esta é uma iniciativa que busca estimular o resgate da memória cultural deste importante monumento. O esforço foi notável. Espero que este projeto tenha continuidade e seja levado para outros locais públicos”, destaca Israel.

Leia:
Herói da Batalha dos Aflitos, Anderson se aposenta aos 31 anos

Um dos organizadores do evento, o artista Antônio Gerbase comenta que o projeto de intervenções culturais terá continuidade. “Aguardem o próximo ano, que a ideia será expandida, criando novas oportunidades, novas formas de arte inovadoras e expressivas”, finaliza Gerbase.

Desde o dia 1º, o local recebeu diversas intervenções culturais como exposições de obras, performances com oficinas artísticas, feiras de artesanato, discos, flores, antiguidades e gastronomia. A abertura oficial ocorreu no sábado passado, dia 1º, com a benção ao viaduto sendo realizada pelo pároco da Catedral Metropolitana de Porto Alegre, Rogério Flores. “Ações como essa estimulam cidadãos e visitantes a ocuparem os espaços públicos, transformando em locais de lazer. Somos favoráveis a iniciativas neste sentido”, comenta o coordenador de promoção econômica da SMDE, Luis Antônio Steglich.

loading...
Patrocínio