DMLU promove nova edição do projeto Erva-mate no Acampamento
Connect with us

Notícias

DMLU promove nova edição do projeto Erva-mate no Acampamento

Objetivo é explicar processo de reciclagem dos resíduos orgânicos

Publicado há

em

Foto: Tassiane Costeira/DMLU

A Coordenação de Gestão e Educação Ambiental (CGEA) do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) promove mais uma edição do projeto Erva-mate no Acampamento. A iniciativa consiste na coleta da erva-mate pós-consumo, dentro dos piquetes do Acampamento Farroupilha. O acampamento tem início oficialmente neste sábado, dia 7.

A ideia da prefeitura é viabilizar a confecção e implantação do processo de compostagem de resíduos, através de uma Estação Integrada de Compostagem, instalada dentro do piquete da Associação dos Servidores do DMLU. O objetivo é explicar para a população como acontece todo o processo de reciclagem dos resíduos orgânicos.

De acordo com a coordenadora do CGEA, Patricia Russo, além da composteira implantada no local, o projeto engloba também a disponibilização de uma grande bombona para receber a erva-mate, pós consumo, dos demais piquetes e uma campanha de conscientização ambiental. Desde essa quinta-feira, os estagiários e técnicos da CGEA, em parceria com a Unidade de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Smams), estão realizando em todos galpões do acampamento uma ação social educativa, incluindo a distribuição de um Manual de Compostagem Urbana. “O propósito é conscientizar os patrões e prendas sobre a importância do descarte correto da erva-mate, incentivando a diminuição dos resíduos que vão para o aterro sanitário. Precisamos orientar e conscientizar os visitantes sobre a necessidade da correta segregação e manejo dos resíduos”, reitera Patricia.
Toda o produto coletad no piquete do DMLU será, posteriormente, destinado para a Unidade Triagem e Compostagem para ser agregado no composto arbóreo, enriquecendo-o para se tornar um composto orgânico, e futuramente doado para ajudar no plantio de praças, escolas, creches e instituições de bairro.

Notícia Relacionada:
Mapa da Fluidez é entregue à prefeitura e promete melhorar o trânsito em Porto Alegre

Compostagem – É um processo biológico de decomposição da matéria orgânica. Resulta em um composto que possui nutrientes capazes de enriquecer o solo. Dentre as características do material pronto estão: coloração preta ou marrom café; consistência granulada, homogênea e sem distinção de restos; cheiro agradável de terra; volume de orgânicos reduzido à metade. (PMPA)

Patrocínio