DMLU prepara orla de Ipanema para festa de Mãe Oxum – Porto Alegre 24 Horas
Connect with us

Cultura

DMLU prepara orla de Ipanema para festa de Mãe Oxum

Publicado há

em

Compartilhe 📣
  • 3.5K
    Shares

Créditos da foto da notícia: Foto: Adriana Machado/ DMLU.

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) está preparando a orla do bairro Ipanema para as festividades da 23ª Festa em Homenagem à Mãe Oxum a realizar-se neste sábado, 8. Os trabalhos iniciaram-se nesta quinta-feira, 6 e se estendem até esta sexta-feira, 7. A Seção Sul do departamento está com uma equipe com 46 garis fazendo a limpeza da praia com coleta dos resíduos, varrição e capina em toda a avenida Guaíba. A capina está sendo realizada em todo o bairro e deverá se estender por mais cinco dias.

Os materiais utilizados pelas equipes de capina, roçada e diversos são vassouras, roçadeiras costal, carrinhos de mão e enxadas, contando com o auxílio de caminhões-caçamba e trator roçadeira. Uma equipe do plantão de domingo, 9, fará a limpeza pós festa. “Estamos trabalhando com muito respeito e zelo na orla, preparando o local para receber milhares de devotos de mãe Oxum. Com certeza será uma bela festa e estamos orgulhosos em cooperar”, destaca o diretor-geral do DMLU, Renê José Machado de Souza.




Festa – A festa será realizada pela Federação das Religiões Afro Brasileiras (AFROBRAS) e ocorre na orla do bairro Ipanema às 20h do sábado, 8 de dezembro. Oxum é orixá da fertilidade, das riquezas, do amor e das crianças, deusa das águas doces, do ouro e da beleza. No sincretismo com a igreja católica, é o equivalente à Nossa Senhora da Conceição (cuja festa também é comemorada nesta data). Seus domínios são as pedras, as cachoeiras, os rios. As oferendas à Mãe Oxum são feitas com trabalhos e despachos à base de mel e quindim. O nome dessa deusa deve-se a um rio da Nigéria.

O DMLU integra as secretarias municipais de Serviços Urbanos (SMSUrb) e do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams). (PMPA)


Compartilhe 📣
  • 3.5K
    Shares
loading...
Patrocínio
Patrocínio
Patrocínio
<-- START FOOTER ADS -->