DMLU prepara orla de Ipanema para festa de Mãe Oxum
Connect with us

Cultura

DMLU prepara orla de Ipanema para festa de Mãe Oxum

Publicado há

em

Créditos da foto da notícia: Foto: Adriana Machado/ DMLU.

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) está preparando a orla do bairro Ipanema para as festividades da 23ª Festa em Homenagem à Mãe Oxum a realizar-se neste sábado, 8. Os trabalhos iniciaram-se nesta quinta-feira, 6 e se estendem até esta sexta-feira, 7. A Seção Sul do departamento está com uma equipe com 46 garis fazendo a limpeza da praia com coleta dos resíduos, varrição e capina em toda a avenida Guaíba. A capina está sendo realizada em todo o bairro e deverá se estender por mais cinco dias.

Os materiais utilizados pelas equipes de capina, roçada e diversos são vassouras, roçadeiras costal, carrinhos de mão e enxadas, contando com o auxílio de caminhões-caçamba e trator roçadeira. Uma equipe do plantão de domingo, 9, fará a limpeza pós festa. “Estamos trabalhando com muito respeito e zelo na orla, preparando o local para receber milhares de devotos de mãe Oxum. Com certeza será uma bela festa e estamos orgulhosos em cooperar”, destaca o diretor-geral do DMLU, Renê José Machado de Souza.




Festa – A festa será realizada pela Federação das Religiões Afro Brasileiras (AFROBRAS) e ocorre na orla do bairro Ipanema às 20h do sábado, 8 de dezembro. Oxum é orixá da fertilidade, das riquezas, do amor e das crianças, deusa das águas doces, do ouro e da beleza. No sincretismo com a igreja católica, é o equivalente à Nossa Senhora da Conceição (cuja festa também é comemorada nesta data). Seus domínios são as pedras, as cachoeiras, os rios. As oferendas à Mãe Oxum são feitas com trabalhos e despachos à base de mel e quindim. O nome dessa deusa deve-se a um rio da Nigéria.

Leia:
Acampamento Farroupilha chega ao fim com público acima da média

O DMLU integra as secretarias municipais de Serviços Urbanos (SMSUrb) e do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams). (PMPA)

loading...
Patrocínio